Apesar de ter diminuído, o chamado golpe da lista telefônica continua sendo registrado em Lucas do Rio Verde. De janeiro a abril deste ano, 4 pessoas procuraram o Procon do município para registrar queixa. Essas ocorrências levaram o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor a fazer um alerta à comunidade luverdense.
De acordo com o órgão, é possível prevenir e evitar ser vítima de golpistas. O golpe começa com o golpista oferecendo serviço de atualização de dados do estabelecimento junto a meios de comunicação. Aparentemente não há custo, apenas assinatura de um termo, que na verdade é um documento de compra e venda de serviços. Assim que assinado, a vítima começa a receber cobranças e ameaças de protesto pelos serviços contratados.
Ao solicitar o cancelamento, o criminoso pede para que o comerciante pague a multa. Mesmo paga, as cobranças continuam com a justificativa de que o contrato tem duração de quatro anos.
Orientações
Diante disso, a orientação do Procon é que as pessoas, ao serem contatadas dessa forma ou de qualquer outro meio, leiam os contratos com atenção antes de assinar. Outro procedimento é que compre ou contrate somente de sites seguros, com boas recomendações e que tenham um histórico bom. Além disso, antes de efetuar pagamentos de boletos ou transferência bancária, que as pessoas se certifiquem se o CPF ou CNPJ apresentado condiz com a empresa contratada. Por fim, se a pessoa já foi vítima, a orientação é que registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil.
Caso a pessoa tenha dúvida ou suspeita em relação a ação criminosa, o Procon pode ser consultado para as orientações. A unidade atende presencialmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços. O contato pode ser feito também pelo Whatsapp (65) 99225-4188 ou no número fixo (65) 3548-2522.