A Secretaria de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou, desde dezembro de 2023, as ações de segurança pública no município. Com o objetivo de repressão ao crime, em conjunto com as força sde segurança, a GCM segue prestando poio a operação Saturação 07, no intuito de garantir mais segurança nos bairros.
O relatório de operação, que já chega a 30 dias, é positivo com rondas preventivas, abordagens e blitz de trânsito. As ações são voltadas para os seguintes bairros: Bandeirantes, Parque das Emas, Menino Deus, Pioneiro, Centro, dentre outros bairros.
De acordo com o documento, elaborado pelo Comandante da GCM, José Carlos Medeiros de Lima, as abordagens devem permanecer por tempo indeterminado e tem um cunho preventivo também.
Foram realizadas no período, oito blitz em diferentes áreas da cidade, com 123 veículos apreendidos por diversas irregularidades, como documentação atrasada, falta de equipamento, além de descarga livre entre outros.
No trânsito foram 188 notificações emitidas e 37 prisões em flagrante por crimes como embriaguez ao volante, tráfico de drogas e outros. Durante os trabalhos, foram 136 abordagens nos bairros.
No quesito veículos recuperados em ações realizadas pela Guarda Civil Municipal, de sete veículos roubados, cinco deles foram devolvidos aos proprietários (dois deles foram recuperados nas cidades de Sorriso e Sinop).
A operação Saturação 04, garantiu que vários materiais fossem apreendidos, como um simulacro de arma de fogo, 13 papelotes análogos à cocaína, 28 papelotes análogos a maconha, cinco pedras de crack e diversas ferramentas comumente usadas para arrombamentos.
“A operação continuará, reforçando o compromisso da Guarda Civil Municipal Armada em promover a sensação de segurança e a ordem pública com emprego do efetivo da GCM, garantindo a prevenção”, aponta o comandante Lima.
A contribuição da comunidade é vista como uma importante ferramenta de manutenção da segurança no município. “Essas ações foram intensificadas e devem permanecer este ano, a pedido do prefeito Miguel Vaz. E a sociedade é uma parceira importante neste trabalho, denunciando”, acrescenta o secretário de Segurança e Pública, Cel. Marcos Vieira da Cunha.