GCM de Lucas do Rio Verde entra na reta final do curso de formação

Depois de atividades teóricas, futuros GCM’s participam de ações práticas, como a simulação de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e de tiro

Fonte: CenárioMT

treinamento GCM
Curso de formação dos futuros guardas municipais entrou na reta final com atividades práticas (Reprodução)

O curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde está na reta final. A previsão é de concluir a preparação dos futuros agentes nos próximos dias. A expectativa fica em relação à convocação dos aprovados no concurso realizado pela Prefeitura Municipal. A previsão é convocar 30 dos 54 participantes do curso de formação.

A primeira parte da formação dos futuros GMC’s foi teórica, realizada no Unilasalle de Lucas do Rio Verde. A etapa aspectos jurídicos e legais da atuação do guarda civil. Ainda na primeira etapa, os participantes do curso de formação tiveram contato com as armas que usarão depois de convocados.

Na segunda etapa, os participantes começaram a colocar em prática o conteúdo de sala de aula. Os futuros GCM’s participaram de uma simulação de atendimento pré-hospitalar tático, considerada uma das etapas mais importantes do curso e que foi ministrada por profissionais especializados. A atividade prepara os futuros guardas para agirem de forma rápida e eficiente em situações de emergência.

Após fazerem a simulação de atendimento pré-hospitalar tático, a equipe dá início ao treinamento prático de tiros. As primeiras atividades foram feitos com armas de Airsoft.

“Estamos, até o dia 10, se Deus quiser, finalizando essa segunda etapa. O sonho se tornando realidade”, assinalou o comandante da GCM, Jota Lima.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Convocações

Enquanto o curso de preparação da Guarda Civil Municipal está em andamento, a expectativa é quanto a convocação dos aprovados. Dos 60 classificados, 54 participam do curso preparatório.

Nas últimas semanas, o assunto convocação dos futuros GCM’s tem sido abordado durante as sessões da Câmara de Vereadores. Pelo menos dois edis têm falado sobre a importância de o município convocar todos os participantes do curso de formação. Wlad Mesquita e Ideiva Foletto destacam a capacitação que tem sido feita e o trabalho desenvolvido pela corporação em Lucas do Rio Verde. A GCM tem realizado várias ações preventivas, com prisão de suspeitos, blitz e outras atividades que reforçam a segurança pública.

Mesquita chegou a apresentar uma indicação para que o município convoque os 54 GCM’s, ao invés dos 30 previstos em edital.

Já a vereadora Ideiva sugeriu ainda que a prefeitura modifique o nome de Guarda Civil para Polícia Municipal, com a intenção de que a iniciativa potencialize ainda mais a presença da instituição no município.