Gatinha ‘Amorosa’ é a primeira a passar por cirurgia na Unidade Permanente de Castração em Lucas

Animal está em recuperação e ficará disponível para adoção na Alpatas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

gatinha ‘amorosa’ e a primeira a passar por cirurgia na unidade permanente de castracao
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

A felina de quatro anos, chamada Amorosa, foi o primeiro animal a passar pela cirurgia de esterilização na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), na manhã desta quinta-feira (20). Outras seis gatas, abrigadas pela Alpatas (Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar), passaram pelo procedimento hoje.

Após a cirurgia e o período de recuperação, os animais das ONGs estarão disponíveis para adoção responsável.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que coordena os trabalhos feitos na unidade, em parceria com a Alpatas, já foram recebidos, até o momento, cerca de 500 cadastros de solicitação de castração.

A médica veterinária Érica Fernandes explica que a cirurgia é completamente segura, com uma série de protocolos e cuidados a serem seguidos. Por exemplo, o animalzinho precisa estar em jejum antes da castração, como detalha a responsável pelas cirurgias.

“Realizamos uma medicação pré-anestésica para o animal ficar mais relaxado e ficar apto a ser manipulado. Depois colocamos o acesso venoso, indução anestésica e, por fim, a intubação com anestesia geral para iniciar a cirurgia”, descreveu a profissional.
Ela conta ainda que o bichinho não sente nada durante o procedimento, tanto cães como gatos, e que ele costuma ser rápido e minimamente invasivo.

“A gente presa muito por essa qualidade. Estou muito feliz com o resultado. É algo que sempre gostei, de ajudar a população. Vai ter um impacto muito positivo para a qualidade de vida dos animais. Teremos menos animais nas ruas sofrendo maus-tratos, atropelamento. É algo muito satisfatório”, contou a veterinária Érica.

Conforme a regulamentação para a castração de cães e gatos, o projeto atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde

“Nosso objetivo é castrar 200 animais por mês, o que vai facilitar também a adoção para as casas de abrigo e ONGs. É um momento de muita realização a entrega deste trabalho da gestão para a sociedade. Estávamos desde o ano passado nos empenhando nesse projeto. Hoje, efetivamente, estamos fazendo a primeira castração e o sentimento é de missão cumprida, pois a sociedade aguardava muito por esse momento”, celebrou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.

A pasta salienta que os munícipes se atenham aos critérios de participação nessa primeira fase do projeto, além de verificar se toda a documentação solicitada foi anexada ao cadastro. É possível acompanhar o cadastro no site da Prefeitura, por meio do Portal Lucas Cidadão, para saber se foi aprovado.

Os documentos obrigatórios são:
• RG / CPF
• Comprovante de endereço
• Comprovante de renda
• Registro do Cadastro Único (CadÚnico)

Orientações 

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto a Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.

O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Alpatas, através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).

COMO FAZER O CADASTRO

No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site “UPC – Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos”.

Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.

Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.

Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).

O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.