Símbolo da luta da advocacia há quase dez anos, a Subseção de Lucas do Rio Verde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) comemora a inauguração do Fórum Trabalhista da Comarca, primeira obra da “Cidade Jurídica” a ser concluída.
De acordo com presidente da OAB Lucas do Rio Verde, Ednilson Zanardini Menezes, essa batalha começou em 2010, quando o munícipio ainda contava apenas com uma Vara Itinerante do Trabalho.
“Em 2011, conseguimos ter uma Vara do Trabalho, que foi instalada em um prédio edificado pela prefeitura e que, na verdade, era a estrutura de um Posto Avançado. Agora vivemos um momento de júbilo, com a inauguração do Fórum Trabalhista mais moderno do país e o início da concretização de um sonho”, destacou.
Ex-presidente da subseção, o conselheiro estadual da OAB-MT Abel Sguarezi ressaltou que a inauguração faz parte do projeto lançado em 2014, com a proposta de construção da “Cidade Jurídica” do município e que agora já pode ser considerado uma realidade.
“É uma grande satisfação ver o sonho da ‘Cidade Jurídica’ se concretizando. O Fórum Trabalhista já está de portas abertas, o novo Fórum Civil fica pronto em maio de 2020 e os terrenos para construção das sedes da OAB, do Ministério Público e da Defensoria Pública já foram doados. Em pouco tempo teremos todos esses órgãos reunidos no mesmo local, uma luta de toda a classe dos advogados, das diretorias que antecederam e da atual diretoria da subseção, sempre com o apoio incondicional da Seccional”, declarou.
O espaço total da “Cidade Jurídica” chega a 50 mil metros quadrados, num investimento de cerca de R$ 40 milhões. O Fórum Trabalhista foi construído em 10 meses e é a primeira obra da Justiça do Trabalho no Brasil a ser certificada com o “Selo A” de eficiência energética do INMETRO.