Foi realizado durante a manhã desta quarta-feira (30) o Fórum Comunitário Unicef. O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A realização do Fórum integra as ações do Selo UNICEF Edição 2021-2024 e é necessária para a certificação do Selo.
Cerca de 200 pessoas participaram do Fórum Comunitário. A participação é importante, já que é o momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes.
Boa parte dos participantes são jovens que integram o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes). Ele é composto por, no mínimo, 16 adolescentes, sendo oito meninas e oito meninos. “É uma proposta que veio do Selo UNICEF, na edição passada, como a forma dos adolescentes poderem participar ativamente políticas públicas, no espaço coletivo, engajamento, participação, diretamente deles na sociedade”, explicou a assistente social e articuladora do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde, Gisele Rezende.
Durante o fórum, os participantes foram distribuídos em grupos, oito ao todo. Cada grupo abordou um dos indicadores definidos pelo Unicef para avaliar políticas públicas para jovens de até 18 anos. “Além de trabalhar esses sete indicadores, mais a participação social, a importância da participação da sociedade no envolvimento das ações que vão ser propostas nesse fórum, e em quatro anos. Começou em 2021, em quatro anos nós vamos desenvolver ações de forma a gente mantenha os serviços já existentes aqui no município de qualidade pra criança e adolescentes e melhorar. Então eu falo assim, o grande desafio é manter e avançar”, acrescentou Gisele.
Participação jovem
Entre os participantes, a jovem Emily Mariana Torres Ferreira, de 14 anos, classificou a realização do fórum como necessária. Ela vê o evento como um momento de diálogo. “É importante pra ajudar tanto adolescente quanto adultos. E é bom porque muita gente não tem com quem conversar ou não tem como pedir ajuda. Então é um incentivo para aqueles que têm medo de falar pra se abrir”, assinalou.
Outro adolescente, Felipe Gabriel Fernandes da Silva, de 11 anos, participa do projeto Construtores do Futuro. Ele foi orientado pela coordenadora do projeto a participar do Fórum Comunitário. “A gente faz várias atividades, entra em posição de sentido, descansar, faz várias coisas”, disse.
Políticas públicas para crianças e adolescentes
A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, ressalta que Lucas do Rio Verde sempre faz a adesão do selo UNICEF. Segundo ela, ao atender indicadores, o município consegue criar novas ações que possam garantir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. “E aqui hoje então nós temos a participação da sociedade civil, nós temos os jovens, os adolescentes, que é pra eles que nós estamos principalmente fazendo esse trabalho”, comentou.
Conforme a secretária, a boa participação no Fórum demonstra a importância das políticas públicas na preparação dos jovens para o futuro. “Como foi dito várias vezes aqui: hoje eles são o futuro. Daqui um pouco nós nos aposentaremos e eles vão ter que assumir esses cargos. E eu vejo é o comprometimento da sociedade”, avaliou Janice.
A articuladora do Selo Unicef lembra que Lucas do Rio Verde é um município já ativo nessas propostas. Gisele Rezende reforça que o desafio é manter o Selo e consequentemente avançar no desenvolvimento de políticas públicas. “Como uma forma de reduzir desigualdades sociais, como forma de engajamento, participação”, citou.
A certificação do Selo é um reconhecimento do Unicef ao trabalho do município, no que diz respeito a qualidade de vida das crianças e adolescentes.