Pequenos produtores rurais de Lucas do Rio Verde participaram nesta sexta-feira (25) do 7º Fórum da Agricultura Familiar. O evento fez parte da programação oficial do Show Safra 2022 que encerra hoje. O fórum discutiu alternativas para o fortalecimento da fruticultura e apicultura.
Professor da Unemat em Tangará da Serra, Willian Krause falou sobre fruticultura. Ele assinalou que Mato Grosso tem um comércio importante a ser explorado. Um levantamento mostra que 75% das frutas comercializadas no Estado vêm de fora. Krause chamou a atenção para o vizinho Estado do Pará que produz boa parte dos abacaxis comercializados na Ceagesp.
Durante a palestra, o professor revelou que Mato Grosso tem mais de 100 mil pequenas propriedades rurais. “O quê essa população vai trabalhar? Não é soja, não é algodão. Eles precisam de alternativas e a fruticultura ‘casa’ muito bem com isso”, pontuou.
Krause ainda assinalou que a organização dos pequenos produtores por meio de associação ou cooperativa pode dar mais fôlego e condições de negociar suas produções.
Cooperlaf
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Suzana Romancini, disse à CenárioMT que os pequenos produtores já começaram a organizar em cooperativa. 22 deles já integram a Cooperativa Luverdense dos Agricultores Familiares (Cooperlaf).
Segundo a secretária, por meio da cooperativa é possível comercializar os produtos com maior margem de lucro, além de legalizar a comercialização. “Por exemplo, na merenda escolar. Vão poder participar de licitação porque cooperativa tem prioridade. Isso vai fazer com que eles tenham mais a certeza da venda do que produziu”, avaliou.
Dia especial
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademir Forlin afirmou que a agricultura familiar vive um dia especial. Afinal de contas, a programação desta sexta-feira (25) coroou uma semana de atividades que deram destaque ao segmento.
“Temos recebido muita ajuda e só temos a agradecer. E é bom lembrar que grande parte dos itens da merenda escolar tem saído da agricultura familiar”, disse o produtor.
Incentivo
O presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, lembrou que a instituição de crédito sempre buscou apoiar iniciativas comunitárias que visam fortalecer a economia local. E com a agricultura familiar não é diferente.
“Estamos lançando plataformas pra poder apoiar o pequeno produtor, desde o plantio, até a comercialização dos produtos, que nem sempre as empresas, entidades, se preocupam com os pequenos. E a Sicredi está apoiando essa iniciativa”, declarou.
O prefeito Miguel Vaz também destacou o incentivo ao segmento. Ele cita que o Show Safra é voltado para grandes, médios e pequenos produtores rurais, além de outros segmentos produtivos e do comércio luverdense.
Em relação aos assuntos abordados durante o Fórum, Vaz disse que ambos são fundamentais para a agricultura familiar. “As palestras voltadas para fruticultura e apicultura são voltadas para os dois eixos que nós, poder público de Lucas do Rio Verde, está trabalhando na agricultura familiar. Tem bons exemplos de bons projetos em outros municípios que a gente vai trazer esse conhecimento pra implementar aqui em Lucas do Rio Verde”, informou o gestor.
“O evento da agricultura familiar é muito importante, ninguém nasceu grande, todo mundo nasce pequeno. E essa é uma atividade que é preciso olhar com muito cuidado, vamos trazer pra dentro da feira, que aqui não é lugar de grande produtor só, vamos fazer uma diversificação, apoiar a sociedade, pois a Fundação Rio Verde tem o compromisso de difundir tecnologia”, ressaltou o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini.