A Secretaria de Educação e o Programa A União Faz a Vida realizaram durante o mês de junho formação continuada on-line para técnicos administrativos em educação, secretários escolares, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde.
Princípios e valores nas relações, perspectivas de projetos no atual contexto, cultura cooperativa e organização escolar e os múltiplos territórios de aprendizagem foram as temáticas abordadas.
Para a Educação, aperfeiçoar e expandir os conhecimentos se tornaram desafiadores durante a pandemia. O novo conceito de lecionar através de câmeras, computadores e demais tecnologias que evitem o contato físico e a proliferação da Covid-19 nas escolas já faz parte da rotina da sociedade.
Com base nesta semiótica, as capacitações oferecidas aos profissionais da área levaram em consideração os diferentes indicadores afetivos de saúde mental e pedagógicos, além de trazer uma visão do futuro da atuação docente e da educação pós-pandemia. O objetivo programático é vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa para a educação integral de crianças e adolescentes.
Formação continuada
São cursos complementares que ajudam educadores a adquirir novos conhecimentos, aperfeiçoando o papel dentro da escola e da sala de aula.
O conceito de formação continuada entrou em vigor no país em 1996, quando foi implementada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Fazer cursos de atualização é um direito dos professores de todos os tipos de estabelecimento de ensino, desde aqueles que lecionam em escolas infantis até profissionais que dão aulas em faculdades e universidades.