Brinquedos são essenciais para trabalhar a sociabilidade e a interatividade entre os alunos. Com este objetivo, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu novos jogos, playgrounds, fantoches, entre outros, para auxiliar no método pedagógico de ensino.
Nesta semana, uma capacitação foi realizada pelo Centro de Formação para que os professores pudessem tirar dúvidas e adquirir mais conhecimentos para auxiliar os alunos.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que a formação é necessária para que todos os brinquedos disponibilizados sejam utilizados de forma correta e sem correr o risco de algum ficar em desuso, já que são todos essenciais para a educação. “A Secretaria de Educação, quando fez a aquisição de novos brinquedos, visou substituir os que já estavam mais velhos devido ao tempo de uso. A empresa que nos entregou disponibilizou uma pedagoga especialista nesta área da ludicidade, no sentido do brincar, mas também do educar, para a formação dos professores das escolas de educação infantil, seja creche ou pré-escola, das quais esses professores vão receber orientações em como usar esses jogos”, detalha Elaine.
Brinquedos inclusivos também fazem parte das novas aquisições, como quebra-cabeças, ábacos (instrumentos de cálculos), jogos de alfabeto em braile, libras, com associação de imagem e letra, em sílabas, jogo para aprendizado das horas, caixa tátil, dominó, teatro de fantoches, jogos de dama e xadrez, conjunto psicomotor de atividades, conjunto de trânsito, entre outros.