Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, as forças de segurança de Lucas do Rio Verde realizaram, na noite de sexta-feira (20), blitz em três pontos estratégicos da cidade. O objetivo da ação é tirar de circulação condutores e veículos irregulares, com restrições administrativas e criminais, que oferecem riscos ao trânsito luverdense.
A ação foi realizada nas avenidas Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Participaram a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Guarda Municipal (GM).
Segundo o balanço apresentado pela PM, durante a operação, 48 pessoas foram abordadas e 39 veículos checados. Desses, cinco notificações foram feitas pelas autoridades, duas apreensões e uma pessoa conduzida por flagrante de embriaguez.
Os dados apresentados refletem o objetivo atingido pelas guarnições de serviço. “A operação visa trazer mais segurança, tranquilidade no trânsito e mostrar para a sociedade que estamos aqui para preservar vidas também”, destacou o terceiro sargento PM Teodoro.
Durante a operação, a PJC também fez a checagem de veículos, com consultas ao sistema de inteligência, possibilitando identificar eventuais automóveis com registro de roubo ou furto.
Quatro multas foram aplicadas pela GM aos condutores que dirigiam sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Nós queremos tirar de circulação as pessoas que podem provocar acidentes, o que leva sofrimento às famílias. O nosso objetivo é inibir essas situações”, disse o GM Dutra.
Penalidade
Segundo o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Ainda de acordo com o CTB, art 162, dirigir o veículo sem possuir CNH, Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor é uma infração gravíssima, com multa.