Para coibir crimes recorrentes nesta época do ano, em que muitos munícipes vão viajar, as forças de segurança de Lucas do Rio Verde deram início nas ações de fim de ano com uma operação integrada. A abertura foi realizada simultaneamente pela Polícia, Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal em diversos bairros da cidade, na sexta-feira (26), e a operação terminou na manhã desta segunda-feira (29).
Os trabalhos foram realizados pelas corporações com apoio da Jornada Extraordinária, parceria firmada entre o Município de Lucas do Rio Verde e o Estado por conta do baixo efetivo, passando a contribuir no pagamento dos profissionais de segurança, que trabalharão em suas horas de folga, de maneira voluntária.
Durante os quatro dias de operação, o balanço foi:
21 conduzidos pela Polícia Militar;
7 porções de maconha;
3 porções de pasta base;
1 porção de ecstasy;
1 saco de cogumelos alucinógenos;
9 veículos apreendidos;
350 pessoas abordadas;
13 estabelecimentos fiscalizados;
2 mandados de prisão cumpridos e cinco conduzidos pela Polícia Civil.
“O principal objetivo dessas operações é evitar os crimes mais recorrentes em nossos índices, como roubos, furtos, homicídio e Maria da Penha (violência doméstica). Foram feitos vários trabalhos de barreira policial e abordagens durante todo o fim de semana”, explicou o tenente-coronel Paulo Secchi, salientando que os trabalhos devem continuar e serem intensificados no último mês do ano.
A operação integrada, que faz parte do calendário de ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, contou com apoio da Força Tática e Cavalaria por meio da regional da Polícia Militar de Nova Mutum.
“O objetivo é que as pessoas tenham a sensação de segurança ainda maior, por isso a Guarda Municipal forneceu todo o apoio necessário à operação”, destacou o supervisor da Guarda, tenente José Carlos Medeiros de Lima.