Equipe da 13ª Cia de Bombeiros Militar em Lucas do Rio Verde-MT voltou a atuar no combate a incêndio em terrenos baldios aos fundos do bairro Pioneiro.
Nesse momento, os militares com auxílio do Auto Bomba Tanque (ABT) estão em ação para conter as chamas que voltaram a destruir a vegetação.
O fogo iniciou por volta das 14h30 de ontem, segunda-feira (22) e se alastrou rapidamente por uma grande extensão de vegetação seca, atingindo também a mata ciliar as margens do Rio Verde.
Depois de muitas horas de trabalho, os militares conseguiram controlar o fogo, mesmo com dificuldades devido ao tempo seco e muito vento.
Já na tarde dessa terça-feira (23) as chamas voltaram a incomodar os moradores da região e trazer perigo, pois existem diversas residências nas proximidades, tanto no bairro, bem como em chácaras nas proximidades do rio.
A fumaça tomou conta das ruas e moradias, e podem causar sérios problemas respiratórios.
De acordo com o soldado BM Alexsandre Silva, possivelmente o foco de incêndio tenha voltado de forma criminosa, tendo em vista que a vegetação na área onde estava o foco nesta terça-feira, já estava totalmente destruída pelas chamas do dia anterior.
“Deixamos um alerta para a população, pois estamos em um período de seca e é muito perigoso, podendo contribuir para a propagação de grandes incêndios”, ressaltou.
O militar orientou ainda que é de extrema importância a população evitar qualquer tipo de queimada, seja urbana ou rural.
“Qualquer situação em que a pessoa avistar alguém provocando um tipo de incêndio como esse, ligue de imediato para a Polícia Militar no 190 para que esse cidadão seja autuado”, argumento Silva.