Em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Municipal do Capoeirista, a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde promoveu, no fim de tarde deste domingo (21), o festival Rota Urbana. A ação aconteceu no entorno do Paço Municipal com muita música, dança, além de apresentações culturais. O evento ainda teve a tradicional feira de artesanato.
O Festival Rota Urbana tem como objetivo fomentar a cultura negra como capoeira, hip hop, o jazz, batalha de MCs, entre outras atividades que foram desenvolvidas.
Para que o evento fosse realizado, a organização montou uma estrutura com tendas e palco ao lado do monumento da Ema. O espaço é uns dos tradicionais pontos de encontro de pessoas aos finais de semana para recreação, brincadeiras e, especialmente neste domingo, recebeu a programação cultural da secretaria.
“Eu acho isso muito bacana e nada mais justo que trazemos esses movimentos culturais para cá, enriquecendo as tardes de domingo. Essa ação é especial por fazer alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Municipal do Capoeirista. Nós da secretaria estamos muito felizes em poder dar voz e vez para todos os segmentos culturais”, disse a secretária de Cultura, Luciana Bauer.
Quem conferiu de perto os artesanatos da feira e toda a programação cultural foi a primeira-dama Janice Ribeiro, que elogiou o evento. “Essa ação é importante por reunir as pessoas, tirar elas um pouco de casa, mas com todos os cuidados, e proporcionar um pouco de diversão, além de fazer essa reflexão sobre o Dia da Consciência Negra. Parabéns à organização por proporcionar isso para a nossa sociedade”.
Francisco Nascimento, auxiliar de serviços gerais, gostou das atividades culturais. Desde o início da pandemia ele não frequentava os espaços públicos de recreação e, neste domingo, foi surpreendido pelas ações. “Um evento como esse é muito importante para a cidade por motivar as pessoas a utilizarem esses espaços de lazer”, destacou.