Realizado durante dois dias, o Arraiá da Integração marcou a retomada da festividade de São João em Lucas do Rio Verde. O evento é uma promoção da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo.
A segunda noite do arraiá reuniu na rotatória do Paço Municipal cerca de 6 mil pessoas, sendo informações do Corpo de Bombeiros. Considerando a estimativa da primeira noite, mais de 11 mil pessoas prestigiaram o evento cultural.
A festa teve participação das famílias luverdenses, que apreciaram as apresentações da dupla Julya e Maryana, grupo Swing do Fole, quadrilha Simpatia Junina, danças regionais, além da ampla praça de alimentação.
Liderados pela professora de Artes, Elisangela Fortunato, os alunos da Escola Cecília Meireles levaram para o palco uma fusão do São João do Caruaru (PE) com as culturas mato-grossense e sulista.
“A cultura popular folclórica de Mato Grosso é muito rica. Então, isso está dentro das nossas diretrizes. O nosso objetivo foi fomentar nas crianças esse estudo sobre a cultura do nosso estado e também Brasil”, disse a professora.
Com uma apresentação que atraiu os olhares do público, o aluno Ludovico Soares explica que o objetivo da apresentação era despertar a curiosidade. “Bom, a gente fez uma apresentação sobre o São João e trouxemos alguns elementos surpresas. Mas todo mundo amou, todo mundo aplaudiu”, celebra o jovem de 12 anos.
Além da parte cultural, o evento colaborou com 28 instituições, que puderam arrecadar recursos por meio das vendas gastronômicas e artesanais, presentes na festa.
“Essa é uma forma de integração, tanto das escolas quanto das organizações. Então, acho que é um trabalho que funciona e que dá certo. Foi uma experiência positiva”, destacou o presidente do Projeto Caminho para o Futuro, Pedro Góis.
Gabrielly Avelino, de 14 anos, participou dos dois dias e gostou. “A festa tá muito legal, tá interessante e bem animada. Gostei bastante”.
O Arraiá da Integração conta com apoio do Sicoob, Credisul, empresa Mano Júlio, escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.
Primeiro dia do Arraiá da Integração recebe mais de 5 mil luverdenses