Inicia hoje (19), na rotatória da Rosa Mística, a partir de 17h30, a Expodinos. Até o dia 26 deste mês, a comunidade poderá contemplar réplicas animatrônicas de 11 espécies diferentes de dinossauros. As réplicas foram montadas durante a semana e hoje passam por ajustes finais para serem contemplados pelos moradores de Lucas do Rio Verde.
A exposição promete proporcionar uma experiência interessante ao público que for prestigiar. “Os dinossauros se movimentam, produzem sons, se percebe a respiração deles”, explica a secretária de Cultura de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer.
Ao lado de cada espécie, há a identificação do animal, contando um pouco de sua história, como o período em que viveu, sua alimentação e suas características. “Também serve de estudo e conhecimento”, acrescenta a secretária.
Acesso à Expodinos
O local que sedia a Expodinos, entre duas escolas, deverá ter um fluxo maior de veículos e pedestres. Por este motivo, a orientação é que as pessoas se dirijam com cuidado até a rotatória da Rosa Mística. O espaço contará com uma praça de alimentação para recepcionar os visitantes.
“Mas vale ressaltar o cuidado que a gente tem que ter com o trânsito no entorno da rotatória. Toda a equipe de segurança de Lucas do Rio Verde está preparada, a Guarda Civil Municipal vão prestar auxilio. Mas cabe a nós, cidadãos, entendermos a responsabilidade e a cautela que devemos ter neste momento”, ressalta.
A secretária disse ainda que as pessoas podem levar cadeiras de casa para contemplar a exposição dos dinossauros.
Horário da Expodinos
Conforme a programação, a exposição Vale dos Dinossauros funcionará das 17h às 22h. Porém, na quarta e quinta-feira da próxima semana, a exposição será aberta das 7h às 9h, e, nestes mesmos dias, a Expodinos inicia às 16h estendendo-se até às 22h. Desta forma será possível atender as escolas.
“É um pedido do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano pra preservar, por conta do aquecimento que se dá nas máquinas”, explica a secretária. “De praxe eles não funcionam durante o dia, nos horários de pico”, acrescentou Luciana Bauer.
O funcionamento noturno aproveita a iluminação projetada pelos técnicos do IMDH, proporcionando uma experiência ainda mais interessante. “Tem toda a magia da iluminação que foi instalada e que pretende ofertar um clima mais jurássico, que as pessoas possam prestigiar este momento”, ressalta a secretária, reforçando que é uma exposição de contemplação, ou seja, não é permitido tocar nas peças animatrônicas.
Expodinos
O “Vale dos Dinossauros” é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, que conta com o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e aporte financeiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A Expodinos já percorreu diversos pontos do estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.