A proposta de expansão do perímetro urbano de Lucas do Rio Verde foi bem vista por empresários e profissionais do ramo imobiliário. O assunto foi discutido em audiência pública realizada pela Secretaria de Planejamento e Cidade. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (30) na Câmara de Vereadores.
O encontro contou com boa participação de público. Empresários e profissionais do ramo imobiliário foram convidados e compareceram para conhecer a proposta do Executivo. A expansão abrangerá áreas na região sul, a partir da Linha 5 (Rodovia Izidoro Pivetta), até a BR-163. Durante a audiência foram apresentados mapas com as propostas.
Dados da Secretaria de Planejamento e Cidade mostram que o município tem crescido em média 3% ao ano. Esse avanço populacional mostra que 72% do perímetro urbano definido pelo Plano Diretor em 2007 já estão ocupados.
A proposta de expansão do perímetro urbano foi bem vista pelo público que participou da audiência. “O que vimos nessa audiência foi uma feliz atitude do poder público de expandir o perímetro urbano, permitindo que novos investidores venham fazer parte do crescimento da cidade e abrindo espaço para que a população tenha a oportunidade de adquirir a sua casa dentro do município”, disse André Ferrarini, que atua no ramo imobiliário.
“Essa proposta traz uma expansão positiva para o nosso município, pra preparar Lucas do Rio Verde para os próximos 30, 40 anos. Representando o CRECI, acompanhamos analisando essa importante ação que o município está fazendo”, opinou Zico Zortea, corretor imobiliário.
Projeto de lei
A proposta sugerida durante audiência pública deverá ser transformada em projeto de lei a ser analisado pela Câmara de Vereadores. O presidente do Legislativo, Daltro Figur, lamentou que nem todos os vereadores participaram do encontro. Dos 9 membros da Câmara, cinco acompanharam a apresentação. Além de Daltro, estiveram presentes Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlad Mesquita e Marcio Albieri.
“É uma pena. Eles têm que estar presentes nestes assuntos. Estamos tratando de uma renovação do Plano Diretor e temos que ter responsabilidade nos nossos atos, pois não estamos legislando para nós e sim para o crescimento do município. Temos que ter essa visão para em breve atingirmos a marca de 200, 300 mil habitantes”, relatou Daltro.
Oportunidades
Ao estudar a expansão do perímetro urbano, a ideia é que mais pessoas tenham oportunidade de conseguir se estabelecer em Lucas do Rio Verde, adquirindo imóveis. O secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, disse que o município tem mais de 1 mil hectares ainda fora do núcleo urbano. “Precisamos dar mais oportunidades para que as pessoas consigam adquirir seus lotes, suas casas e fazer seu empreendimento. Entendemos que o poder público não pode ser um entrave e sim um facilitador para que a sociedade possa se organizar melhor”, declarou Souto.
A partir da audiência pública, a secretaria de Planejamento vai ampliar os debates a respeito da proposta de expansão. Nesta terça-feira (31), por exemplo, Welligton e equipe apresentaram a proposta para o Conselho Municipal da Cidade. O passo seguinte é submeter o projeto à comissão técnica de urbanismo do município. Após esses trâmites a proposta será formatada em um documento e encaminhada para Câmara de Vereadores para análise.