O município fez nova proposta de Revisão Geral Anual (RGA) aos profissionais da educação de Lucas do Rio Verde. A proposta foi feita em reunião ocorrida nesta quarta-feira (16) pela manhã. O encontro contou com o prefeito Miguel Vaz, secretária de Educação, Elaine Lovatel, vereadora Sandra Barzotto e representantes do Sintep, sindicato que representa a categoria.
“A nossa proposta de Revisão Geral Anual é de 12,87%, isso significa 10,06% referente ao acumulado da inflação dos últimos 12 meses e 2,81% de ganho real”, anunciou o prefeito por meio de suas redes sociais.
De acordo com Vaz, com esse índice, o município retoma um compromisso firmado em 2013. A proposta é equiparar o salário do professor da rede municipal, que tem jornada de 40 horas semanais, à remuneração da rede estadual. “Com o percentual previsto para este ano, 7%, o salário do Estado será de R$ 4.747,14”, acrescentou o gestor.
O prefeito luverdense declarou que a gestão assumiu o compromisso de acompanhar a evolução do Fundeb. “E se possível, conceder um novo índice de reajuste em outubro deste ano, mês em que comemoramos o Dia do Professor”, pontuou.
“A nossa intenção é equiparar o salário inicial do professor ao salário de outros servidores com graduação, até o final da gestão”, acrescentou Vaz.
O primeiro índice de RGA proposto pelo município, de 11%, foi rejeitado pela categoria durante assembleia ocorrida no final de janeiro. Na ocasião, os profissionais sinalizaram favoráveis à proposta de reposição do Governo Federal, que elevou o piso nacional da categoria em 33,23%.
O Sintep já agendou assembleia da categoria para o próximo dia 21, às 18 horas. Nesta data a categoria vai analisar se aceita ou não o novo índice, além de dar os encaminhamentos conforme a decisão.