O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e outros representantes do Poder Público estiveram reunidos com membros da cúpula da Polícia Civil de Mato Grosso nesta quarta-feira (15). O objetivo foi discutir ações para ampliar a estrutura da instituição no município.
O diretor geral da Polícia Civil, Mário Demerval, o responsável pelas delegacias do interior Walfrido Franklin, a equipe da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, os Promotores de Justiça, Osvaldo Moleiro e Leonardo Moraes, e os vereadores Daltro Figur e Wlad Mesquita, participaram da reunião.
“Discutimos a construção da nova ala da Delegacia de Polícia Civil, que irá contemplar duas delegacias especializadas, a da Mulher e a de Furtos e Roubos. O município irá apoiar a ampliação da estrutura, assim como, o Ministério Público se comprometeu em auxiliar”, informou o prefeito Miguel Vaz. “Também iremos buscar emendas parlamentares junto a nossa bancada estadual e federal”, acrescentou.
Em entrevista à imprensa, o delegado geral disse ser possível concretizar esse projeto. Mário Demerval projetou uma nova estrutura no local onde abriga a atual estrutura da Polícia Civil. “É quase a construção de uma unidade nova a ser acoplada a unidade já existente, no mesmo espaço onde já funciona a delegacia antiga nós teremos um prédio novo, de dois andares. Isso aumentaria e muito a capacidade investigativa e administrativa, e até mesmo de atendimento ao público, a toda a sociedade de Lucas do Rio Verde”, assinalou.
Na ocasião, Mário Demerval assegurou a vinda de mais um delegado para atuar em Lucas do Rio Verde, e adiantou que poderá ser uma profissional que poderá ficar a cargo do Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. O Núcleo poderá ser transformado em Delegacia Especializada futuramente.
Aplicativo
Durante a reunião no Paço Municipal, o delegado geral Mário Demerval apresentou um aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil e Tribunal de Justiça, e que auxilia as mulheres vítimas de violência. O SOS Mulher só é utilizado nas cidades que dispõem de um Centro Integrado de Segurança Pública. “Ele permite à mulher vítima de violência uma instantaneidade nos acionamentos das forças de segurança, de urgência. E aqui o prefeito tem a ideia de implantar um Centro Integrado. Isso permitiria esse presente à cidade de Lucas do Rio Verde”, ressaltou a autoridade policial.
O delegado observou que a cidade está em pleno desenvolvimento e reúne condições de receber uma nova estrutura para a Polícia Civil. “Vemos uma população que deve ultrapassar 100 mil habitantes e a Polícia Civil, tecnologicamente, tem se desenvolvido. Infraestruturalmente nós temos buscado parcerias em todo o Estado e aqui em Lucas do Rio Verde não é diferente, muito pelo contrário. Aqui é até mais, estamos sendo até melhor atendidos que em outras cidades”, pontuou. “O que temos de meta é que a Polícia Civil cresça na mesma velocidade do município”, concluiu.