Acadêmicos dos cursos de direito, pedagogia e educação física do Centro Universitário La Salle de Lucas do Rio Verde visitaram nesta semana o Ecoponto do município, localizado no bairro Tessele Junior. A atividade em campo fez parte do projeto de extensão, intitulado “Luz, câmera, ação”, feito em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
O principal objetivo foi conscientizar os estudantes e transformá-los em aliados na luta pela preservação da natureza. “Falamos a respeito da sustentabilidade. Eles acompanharam todo o processo, desde a coleta do lixo, que é feita pelos luverdenses de forma seletiva, separando resíduo reciclável do orgânico, até a separação dos produtos para a venda pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis”, explicou o coordenador do Ecoponto, Jailton Marques.
O Ecoponto de Lucas do Rio Verde recebe, em média, 63 toneladas de lixo por dia. De acordo com o Saae, autarquia municipal responsável pela coleta, o município reciclou, no ano passado, 4,8% do lixo produzido, número satisfatório, já que a média nacional é de 3%, conforme um estudo feito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
“São bons exemplos como esses que devem ser passados de geração em geração. Os universitários aprendem e passam a cobrar ainda mais novas atitudes da população a respeito da reciclagem”, comentou a professora de educação física, Simone Gobi Marcolan.
Para a estudante Luiza Lemos, a visita serviu para massificar a consciência ambiental. “Ao ver e entender todo o processo, passamos a ser mais responsáveis na produção e no consumo”, declarou.
O projeto de extensão dos universitários contará com um material em vídeo produzido por eles mesmos. A atividade sobre meio ambiente e sustentabilidade deverá ser preparada até o início no mês de junho deste ano.