No intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, por meio dos seus colaboradores e terceirizados, realizou uma atividade educativa, nesta quinta-feira (04), para cerca de 65 alunos e professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Príncipe.
“O tema abordado na escola é justamente a fim de orientar as crianças a entenderem a importância de realizar dentro do espaço educacional, em suas casas, juntos a seus familiares, amigos e vizinhos, a separação do lixo reciclável e úmido. Estamos sempre reforçando sobre a coleta seletiva, pois os resíduos reutilizáveis e recicláveis gera um bem econômico e de valor social para o município”, afirma o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CEI Pequeno Príncipe, a atividade foi muito produtiva, onde destacou que a reciclagem é um tema trabalhado diariamente dentro da escola com dinâmicas em sala de aula. “As crianças têm grande facilidade em compreender o assunto e replicar as ações devidamente corretas no local em que ela convive. Recebemos diversos relatos dos pais sobre as informações positivas que os alunos levam para dentro de casa e cobram das pessoas próximas a executarem”, relata a profissional de educação.
Atualmente, o município trabalha com o sistema de coleta seletiva, ou seja, o lixo é separado em duas categorias: úmido e reciclável.
O serviço de coleta é realizado de segunda a sábado, das 3h às 17h, em todos os bairros. A autarquia possui 4.690 contentores distribuídos pela cidade, 02 veículos lavadores e 08 caminhões de coleta.