Estudantes das escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da solenidade de premiação da 2ª Olimpíada Municipal de Matemática. A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira (26), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, por meio da Secretaria de Educação e com apoio da Universidade de Mato Grosso (Unemat) – Campus Regionalizado de Sinop.
No total, participaram 10 escolas do Ensino Fundamental, das turmas do 5º ao 9º ano, com a presença de estudantes, pais, professores, gestores e autoridades da educação.
A Olimpíada Municipal tem como objetivo promover o estudo da matemática entre estudantes, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a valorização profissional.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou que foi um momento de realização e várias conquistas. “Os alunos se dedicaram a todo tempo. Eles sabem que são capazes de participar para ganhar. A conquista das unidades escolares também foi merecida pelo empenho e todo ensino ofertado dentro das unidades, resultado de uma qualidade valorizada e reconhecida”.
Cerca de 100 alunos receberam certificado de honra ao mérito. Também foram entregues medalhas para os estudantes com as melhores notas dos três níveis da competição.
Gheniffer Fabiane, 15 anos, foi a segunda colocada do nível III, categoria do 8º e 9º ano do ensino fundamental, e fez da matemática sua aliada. “Eu não gostava da matéria, mas teve um momento que eu percebi que precisava dela na minha vida e peguei amor por ela. Os cálculos fazem parte do meu dia a dia e vejo eles como algo essencial. Pretendo continuar na área e não parar de aprender”, afirma a estudante.
O professor de matemática da Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, Rodrigo de Oliveira, recebeu um certificado de menção honrosa pelo trabalho desenvolvido com os alunos. “A gente fica sem palavras em ver nossos alunos sendo destaque no município. Matemática não é fácil de lidar e é muito julgada antes de conhecer o seu verdadeiro conteúdo. Primeiro é preciso causar uma empatia com a disciplina e o aluno, depois você vai cativando e mostrando a beleza e a importância que ela tem para o futuro de cada um”, declara.
Alunos destaque 2022
Nivel I – até o 5º ano
1º lugar: Eduardo Cabreiro – Escola Municipal Vinícius de Moraes
2º lugar: Arthur Gomes – Escola Municipal Menino Deus
3º lugar: Melissa Vitória – Escola Municipal Vinícius de Moraes
Nivel II – 6º e 7º ano
1º lugar: Gabriel Fontes – Escola Municipal Olavo Bilac
2º lugar: Kaique de Cezado – Escola Municipal Menino Deus
3º lugar: Thiago Henrique – Escola Municipal Eça de Queirós
Nivel III – 8º e 9º ano
1º lugar: Ana Paula – Escola Municipal São Cristóvão
2º lugar: Gheniffer Fabiane – Escola Municipal Fredolino Vieira Barros
3º lugar: José Otávio – Escola Municipal Olavo Bilac
Confira as fotos: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/102