A estudante Ana Clara da Conceição Oliveira, de 9 anos, da Escola Municipal Cecília Meireles de Lucas do Rio Verde, conquistou uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI do Auxílio Brasil, pelo destaque na participação da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, sendo uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros.
A competição tem como um dos objetivos despertar o interesse dos alunos pela Astronáutica, Física e Astronomia, através de uma metodologia lúdica e cooperativa.
Ana Clara tem o direito de receber 12 parcelas no valor de R$ 100 para auxiliar nos estudos. “Eu estou muito contente por conseguir a bolsa. Estudei bastante e é um mundo novo para mim. Estou ansiosa para começar a aprender sobre astronomia e astronáutica. Descobrir qual material é feita a lua, por exemplo. Saber porque o sol é uma estrela. Quais vidas existem além do nosso planeta terra”, entusiasma a estudante.
A Bolsa de Iniciação Científica Júnior é concedida a estudantes que integram famílias beneficiárias do programa do Governo Federal Auxílio Brasil e que se destacam em competições acadêmicas e científicas nacionais vinculadas a temas da educação básica.
“Ficamos felizes em ajudar a difundir o conhecimento astronômico e astronáutico no município através da OBA. Precisamos fortalecer, agradecer a escola Cecília Meireles também e não medir esforços para que esses estudantes possam participar deste evento grandioso que todo o Brasil participa. Agradeço também à família da Ana Clara pelo apoio que ajudou no resultado obtido. Ela vai servir de inspiração para outras crianças”, reforça Osmar Cícero da Silva, assessor pedagógico da rede municipal de ensino.
A mãe da Ana Clara, Leticia da Conceição Oliveira, comenta que o resultado foi motivo de festa em família. “Ficamos emocionados e surpresos. Não só a minha filha que sai aprendendo, mas todos nós de casa, que vamos acompanhar os estudos e conhecer esse mundo. Tenho muito orgulho dela e agradeço a oportunidade que a escola ofereceu”, agradece Leticia.
As aulas serão online para todos os bolsistas do Brasil através de uma plataforma que disponibilizará as aulas e um professor que fará todo o acompanhamento pedagógico junto ao seu aluno.