As escolas municipais Eça de Queirós e Vinícius de Moraes, de Lucas do Rio Verde, receberam neste mês de fevereiro o Selo de Bom Percurso e Selo Destaque Regional. Os méritos foram reconhecidos pelo QEdu, um portal que apresenta informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil.
O assessor pedagógico Valdir Moreira é um dos multiplicadores do QEdu e ressalta que a Escola Eça de Queirós recebeu o Selo Destaque Regional e Bom Percurso, pela categoria Ensino Fundamental II. A Escola Vinícius de Moraes recebeu o Selo Destaque Regional pela categoria Ensino Fundamental I.
“O Selo Destaque Regional é para aquelas instituições destaques nos estados em que se encontram e respeitam critérios mínimos de qualidade. Já o recebimento do Selo de Bom Percurso se deu pelo reconhecimento das boas experiências das escolas, que possam servir de exemplo”, explicou Valdir.
Segundo Valdir, os critérios de avaliação do QEdu são através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, proficiência aliada ao fluxo, evasão, perfil socioeconômico, evolução constante e aprendizado dos alunos.
“São os critérios para que possamos então avaliar escolas que são destaque regionais, escolas que tem um bom percurso e as escolas que já tem uma excelência”, pontua o multiplicador.
O QEdu é um portal de iniciativa inédita desenvolvido pela Meritt e Fundação Lemann, ambas plataformas digitais para uso de dados em educação. O objetivo é permitir que a sociedade brasileira saiba e acompanhe como está a qualidade do aprendizado dos alunos nas escolas públicas e cidades brasileiras.
No QEdu encontram-se diversas informações obtidas de fontes oficiais do governo brasileiro, como a Prova Brasil, o Censo Escolar e indicadores especiais do Inep.
A pesquisa completa pode ser conferida no site – https://novo.qedu.org.br/estudos?fbclid=IwAR09vIVqQmuGLH55iFvxKwbyMYztQ5jIVq8zW62dGGYFNRiENhfZLlPJwkk#%23map-screen