Escola Municipal Caminho Para o Futuro desenvolve projeto voltado à educação financeira

Iniciativa integrou conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e História

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Escola Municipal Caminho Para o Futuro desenvolve projeto voltado à educação financeira
Com o dinheiro poupado pelos alunos ao longo do ano, a turma realizou uma confraternização para celebrar o encerramento do ano letivo.(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Durante todo o ano letivo, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Caminho Para o Futuro, de Lucas do Rio Verde, foram envolvidos no Projeto de Educação Financeira, que trabalhou conceitos como economia, planejamento e consumo consciente, destacando a importância de poupar desde cedo.

“Eu trabalho com educação financeira com meus alunos há alguns anos. Procuro ensiná-los para que, ao chegarem à vida adulta, saibam lidar de forma consciente com suas finanças. Isso exige paciência e planejamento, para que aprendam a gastar o dinheiro de maneira responsável e a construir seus sonhos”, destacou a professora Marizelia de Moura.

Com apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa integrou conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e História à Educação Financeira. Ao longo das atividades, os alunos conheceram o sistema monetário e sua origem, compreendendo que a economia começa com atitudes simples do cotidiano, como cuidar do material escolar, desligar as luzes de ambientes vazios, economizar água ao tomar banho e escovar os dentes, além de evitar o desperdício no dia a dia.

Os estudantes também foram convidados a contribuir, mensalmente, com 5 reais, que era poupado em um cofrinho coletivo da turma. O dinheiro arrecadado ao longo de todo o ano foi destinado a confraternizações escolhidas pelos próprios alunos.

“Nós aprendemos que é preciso economizar para conquistar um bem. Esse é um conhecimento que levaremos para a vida. Com o projeto, também conseguimos ir à sorveteria, trazer a pizzaria até a escola e realizar um piquenique em sala de aula”, contou a aluna Júlia Couto.

“Desde o começo do ano, a professora nos ensinou a guardar dinheiro para que conseguíssemos fazer uma confraternização da turma. Também aprendemos a economizar dinheiro, água e energia elétrica para ajudar nossos pais”, relatou o aluno João Vitor Moranti.

Iniciativas como essa mostram como a educação pode transformar o dia a dia das crianças luverdenses, estimulando hábitos conscientes como economia, consumo responsável e cidadania.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .