Dando sequência ao projeto de universalização da rede de esgoto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou as intervenções para ampliação da rede na avenida Universitária, bairro Parque das Emas. O trecho permanecerá interditado até a conclusão dos trabalhos.
Conforme a Secretaria, a rede da Universitária vai receber cerca de 25% de todo o esgoto produzido no bairro. Para receber esse volume, a obra naquele trecho tem algumas características diferentes das demais. A principal delas é a profundidade de, em média, 3,90 metros.
“Para que todo esse trecho possa receber o esgoto por gravidade, o projeto prevê que ela seja um pouco mais profunda. A vantagem para o município com isso é a diminuição dos custos com eletricidade para bombear o esgoto de uma de um ponto para o outro”, explica a engenheira sanitarista, Patricia Oliveira.
Com esse método, o tempo de execução aumenta. Isso porque as equipes operacionais encontram outras condições de solo, como a argila, o que dificulta as escavações.
“A diferença nesse trabalho é que, por ser profundo, a obra precisa de um maquinário mais pesado. O nosso solo tem grande quantidade de argila e o nosso lençol freático é bem raso. Então, tudo isso faz com que o material cole nas conchas dos equipamentos, dificultando a movimentação dos maquinários”, complementa a engenheira.
Além da avenida Universitária, o trabalho de escavação mais profunda da rede de esgoto está na rua Tuiuiu, no mesmo bairro. Ainda na região, o projeto também contemplará a avenida Cerrado e a rua das Araucárias.
As interdições acontecem de maneira gradativa, na medida em que os trechos vão sendo concluídos e as equipes avancem para novos locais.