Equipes de robótica da Vinícius de Moraes representarão Lucas do Rio Verde em Mostra Nacional

Alunas da escola pública se destacam com projetos tecnológicos inovadores em evento nacional de robótica em Goiânia, promovendo inclusão e desenvolvimento de habilidades em programação

Fonte: CenarioMT

tecnologia e interacao voce encontra no estande da robotica no safra connect
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Na próxima semana, Goiânia receberá a Mostra Nacional de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, eventos de grande importância para a educação tecnológica no país. A Escola Municipal Vinícius de Moraes, de Lucas do Rio Verde, marcará presença com duas equipes lideradas pela professora Katia Cantão Mundim, que compartilhou sua experiência e a motivação de levar projetos inovadores ao evento. As equipes, compostas por alunas e ex-alunas, apresentarão os projetos “Evitando Ruídos” e “VisionGuard”, ambos desenvolvidos com a placa de microbit para solucionar desafios por meio da tecnologia.

Katia Cantão Mundim, professora de robótica na escola desde 2021, destaca o impacto positivo desses eventos para as estudantes. “É um desafio trabalhar tecnologia e linguagem de programação com meninas, mas isso traz um retorno muito bacana. Participar de campeonatos aumenta o interesse delas pela robótica e pela tecnologia. E esse é nosso objetivo: mostrar que a tecnologia serve para criar soluções e ajudar a comunidade,” afirmou a professora. O projeto de robótica busca alinhar as atividades às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, incentivando as alunas a pensar em tecnologia como uma ferramenta de transformação social.

Além do prestígio, a Mostra Nacional de Robótica oferece a possibilidade de bolsas do CNPq como premiação. Para Katia, o maior ganho para as alunas é a oportunidade de estar em um evento de alcance nacional, conhecer projetos de alunos de todo o país e trazer novas ideias para a escola. “Participar de uma mostra como essa permite às nossas alunas verem outros projetos e entenderem o potencial da tecnologia para o bem comum”, comentou.

Entre os projetos que destacaram a escola estão o “Evitando Ruídos”, premiado como o segundo melhor da América Latina em um campeonato internacional, e o “VisionGuard”, uma pulseira inteligente para alunos com baixa visão, que conquistou o segundo lugar no Brasil. Iniciativas como essas mostram o impacto transformador da robótica e da programação na educação pública, abrindo caminhos e ampliando as perspectivas das alunas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.