Médicos e enfermeiros do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, participaram do curso de “Protocolo de Manchester”. Foram três dias de capacitação que aconteceram de forma presencial e online. O Protocolo de Manchester é um método internacional realizado pelos principais hospitais do mundo. Por ele é possível classificar o risco do paciente por meio de cores, após a triagem.
As cores utilizadas determinam o tempo máximo de espera, contados a partir do momento em que o paciente da entrada no pronto atendimento. A classificação de risco é uma ferramenta utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário. São levados em consideração a gravidade clínica, potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento.
O curso possui três etapas e ao final será realizada uma avaliação para que o hospital conquiste o selo de qualificação do “Sistema Manchester de Classificação de Risco”. Este sistema vai contribuir na diminuição do tempo de espera minimizar o descontentamento e evitar erros, como por exemplo, priorizar pacientes estáveis. Também é possível desafogar as filas com transferências para outras unidades.