O período é de festa, mas os cuidados com o avanço de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos. E para alertar os moradores de Lucas do Rio Verde sobre os cuidados para eliminação do mosquito, a equipe do departamento endemias da Secretaria de Saúde realizou panfletagem no centro do município.
A ação contou com dois servidores fantasiados do vetor da dengue, zika vírus e Chikungunya. Eles chamaram a atenção de condutores de veículos e pedestres, afinal difícil passar pelo local sem dar uma espiada nos dois personagens.
Os agentes de endemias entregaram e alertaram sobre cuidados com a limpeza dos quintais e da própria residência. Pequenos objetos podem servir de criadouros para o Aedes, trazendo muita dor de cabeça aos luverdenses.
O material entregue dá dicas sobre os cuidados básicos para manter o mosquito longe das residências e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes. A dengue, a que mais tem sido notificada, pode até provocar óbito. Todo cuidado é pouco.