Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço

O objetivo da palestra foi sobre como os líderes devem estabelecer autoridade e conquistar respeito

Fonte: Da Redação Com Assessoria

WhatsApp Image 2021 09 23 at 10.30.50 1
Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde, Acilve, apoia desde 2011 a realização de palestras, treinamentos e workshop nas empresas do município pelo núcleo empresarial com o consultor Elias Lourenço.

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o presidente Vilson Kirst participou da formação sobre liderança com a décima turma do curso que atendeu mais de 80 empresas nos últimos 75 dias.

”É sempre uma satisfação estar participando no desenvolvimento de pessoas e empresas, ficando um ano e meio sem cursos presenciais e estar retomando é muito promissor”, afirma o presidente, “a Acilve permanece em luta para a melhoria do profissionalismo das empresas e para que elas se mantenham no mercado. Enquanto em alguns lugares, no primeiro biênio em que uma empresa abre as portas, 50% fecham, em Lucas o número é de 25% de fechamento nos primeiros dois anos, então temos aqui uma cidade pujante em que as coisas acontecem”, conclui.

A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade das empresas de reinventarem e repensarem seu modelo de negócios e modos de liderança de equipe para estimular um melhor desempenho e promover um desenvolvimento individual e coletivo.

A palestra de quarta-feira foi focada em gerentes, encarregados, supervisores e demais lideranças de empresas. Segundo Elias Lourenço, palestrante e consultor de empresas, pode-se usar as máximas de Maquiavel na administração, mas com uma pequena alteração, em se deve substituir a necessidade de um líder ser temido pela necessidade de que ele se torne um líder respeitado, e abordou em seguida as formas com que este líder pode conquistar o respeito de sua equipe e confiar em seus funcionários.

Ele explica ainda que o último recurso de um líder é demitir alguém, mas saber administrar, realocar e saber distinguir autoridade de autoritarismo. Dar limites, que são feitos para serem respeitados, porém não incentivar limitações, pois estas foram feitas para serem superadas. “O dono da empresa possui o olhar para fora, é estratégico e traz novas ideias para a equipe, enquanto seu gerente olha para dentro, trabalha a tática de implementação das estratégias e está focado na ação, ambos são importantes”, explica Elias.

Motivar pessoas é a principal função de um líder e estabelecer metas é uma das mais importantes ferramentas para atingir este objetivo. A última turma a receber o treinamento do núcleo empresarial será nos dias 13 e 14 de outubro, e os associados da Acilve possuem 20% de desconto para participar da formação.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.