A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Mato Grosso esteve reunida na tarde desta quarta-feira (03) com o governador Mauro Mendes para apresentação dos trabalhos a favor do fortalecimento da Segurança Pública de Mato Grosso. O relatório apresenta ao chefe do Poder Executivo as principais deficiências constatadas, por meio de visita, a todos os polos do Estado.
Na ocasião, o deputado estadual Silvio Fávero reforçou a necessidade a cobrança da instalação de uma unidade de Perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC, no município de Lucas do Rio Verde. Atualmente, esse atendimento é realizado pelo município de Sorriso, o que compromete os serviços de urgência do município.
Ainda na argumentação, o parlamentar ressaltou que a Policia Civil só é autorizada a retirar o corpo do local com a presença dos peritos da POLITEC, resultando muitas vezes na demora para a retirada do corpo do local, “situação esta, constrangedora e dolorosa para os familiares da vítima, que só podem iniciar os procedimentos de funeral após a liberação do corpo pelo IML e nos casos que se fazem necessários pela POLITEC”, destacou.
Outros pontos levados ao conhecimento do governador foram a necessidade de mais investimentos na estrutura física de algumas unidades de segurança pública do Estado, mais equipamentos e efetivo, entre outras demandas, que podem ter como fonte o Fundo Especial Único de Segurança (Fesusp), criado por meio da Lei 10.988/19, de autoria do deputado Silvio Fávero.