Foi lançado durante a semana, em Lucas do Rio Verde, um projeto que visa a reciclagem de lixo eletrônico em Mato Grosso. A iniciativa é do Rotary Club e foi abraçado pela iniciativa privada. O projeto “Transforme seu lixo em esperança” é uma iniciativa para estimular a correta destinação de eletroeletrônicos inutilizados.
Para alcançar o maior número de cidades no Estado, o Rotary Club formalizou parceria com a empresa Eletromóveis Martinello. Em 61 cidades mato-grossenses serão instalados ecopontos para coleta. Serão aceitos equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos, com exceção de fogões e refrigeradores. Estas duas linhas serão destinadas para reciclagem de componentes, evitando extração de recursos da natureza.
“O projeto será estendido em todos os municípios do Distrito 4440, em todos os municípios onde há Rotary Club, em 76 cidades do Estado de Mato Grosso”, destacou o governador do Distrito 4440, Zozoel de Paula, durante a visita que fez a Lucas do Rio Verde.
“Este projeto de coleta do lixo eletrônico nós já desenvolvemos desde 2018, sempre com a realização de um ‘dia D’”, explicou o presidente do Rotary de Lucas do Rio Verde, Oelson Coppetti, assinalando que a parceria com a iniciativa privada vai potencializar o programa.
Os recursos arrecadados com a comercialização dos componentes recicláveis serão integralmente destinados ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, para auxiliar no tratamento de pacientes de todo o Estado de Mato Grosso.
O presidente do Rotary Club luverdense mostrou preocupação com a recepção destes materiais coletados. A empresa que absorve os produtos, na capital do Estado, atua no limite de captação. “O ecossistema tá enchendo, com todos os Rotarys fazendo campanha. Já não tem mais como classificar esse lixo eletrônico, pois tem vários tipos de lixo, tudo destinado em separado. Eles têm uma equipe muito grande, mas que não está conseguindo classificar estes materiais”, observou.
Plantio de árvores
Durante a visita do governador Zozoel de Paula foram desenvolvidas várias ações, entre elas o plantio de árvores. Essa iniciativa foi liderada pelo Interact Club. Foram plantados, ao longo do Lago Ernani Machado, 32 mudas de árvores. A meta é que cada clube mato-grossense plante, ao longo de três anos rotários, 120 árvores cada, totalizando neste período, 4.440 árvores plantadas.