Com o fim do período chuvoso a prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT por meio da Secretaria de Meio Ambiente alerta a população quanto aos riscos das queimadas urbanas, que por sinal são proibidas durante todo o ano no perímetro urbano.
Além de contribuir para a poluição do ar, que nesse período além de mais seco, fica ainda mais prejudicial à saúde devido à concentração de fumaça as queimadas urbana traz uma série de riscos, comentou o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Albieri.
“A umidade relativa do ar abaixa bastante nesse período de seca, trazendo malefícios demais para a saúde de nossas crianças e idosos com problemas respiratórios”, salientou Albieri.
“Nesse período é comum, infelizmente as pessoas queimarem folhas secas e isso pode, além de contribuir para a poluição do ambiente, gerar incêndio de grandes proporções com faíscas que migram de um lugar para outro, como já tivemos no passado esse tipo de situação”, reforçou.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estarão fiscalizando possíveis queimadas urbanas e o responsável será penalizado, correndo o risco de pagar multas.
“Não vamos tolerar queimadas no perímetro urbano. Quando tiver folhas no quintal, coloquem em sacos de lixo e coloque na frente da residência que o pessoal da limpeza urbana irá fazer o recolhimento. A pessoa que for pega fazendo queimada urbana vai levar multa e responder por crime ambienta”, finalizou Márcio Albieri.
A Secretaria conta com apoio da população para denunciar possíveis focos de incêndio urbano. Para tanto basta ligar para o telefone (65) 3549-7171 ou até mesmo para o Corpo de Bombeiros, via 193.