A Polícia Militar realizou, em parceria com o poder público municipal, a formatura de mais turmas do Proerd (Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência). A cerimônia que reuniu familiares dos formandos aconteceu no ginásio de esportes da Escola Cecília Meireles, bairro Tessele Junior, em Lucas do Rio Verde.
As aulas são ministradas pelo soldado Rafael para alunos do 4º ano. Ao todo, 104 alunos receberam o certificado de conclusão do Proerd.
“Eles aprenderam como dizer não às drogas, não aceitar coisas de estranhos ou as vezes até convite de amigos para experimentar drogas, bebidas”, observou o comandante do 13º BPM, tenente coronel Paulo Secchi. “Essas crianças, com certeza após essas aulas, poderão tomar decisões precisas e certeiras pra não entrar no mundo das drogas que é o que a Polícia Militar e a sociedade mais almejam”.
A estudante Maristela Salete ficou satisfeita com o que aprendeu em sala de aula. “Eu achei legal ter essas aulas, pois ensina a gente a ficar longe das drogas, das coisas ruins”.
Para o gestor da Escola Cecilia Meireles, Leandro de Souza, o Proerd é uma ferramenta importante na formação de crianças e adolescentes. Por esse motivo, a escola aderiu ao programa, pela mensagem de cuidado que tem um alcance importante. “Se eu fosse falar hoje que 150 crianças foram beneficiadas? Não, pelo contrário. As famílias delas são, os vizinhos também e assim criamos uma comunidade cada vez melhor. Esse é o intuito e é por isso que a escola acolhe e vê com bons olhos o que é feito aqui”.
Apoio
O vice-prefeito Márcio Pandolfi destacou que o município abraçou o projeto há algum tempo por entender os benefícios que o Proerd traz às famílias. Pandolfi observa que o programa trabalha conceitos importantes numa faixa etária que apresenta vulnerabilidade. “Todo o trabalho, toda a conscientização que a gente faz é bastante importante pra auxiliar os pais nessa educação em afastar as crianças do perigo das drogas e da violência”, analisou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha, ressaltou a iniciativa da gestão municipal em aderir ao programa, além do empenho do comando da Polícia Militar em viabilizar a realização das aulas. “O programa prepara nossas crianças e adolescentes a dizer não às drogas lícitas e ilícitas”, apontou. “Quem tem a ganhar com o Proerd é a sociedade luverdense”.
“Daremos continuidade ao programa nas escolas municipais e também nas escolas estaduais. O soldado Rafael está a disposição do Proerd, porque nós entendemos que a prevenção não é apenas na segurança, mas em qualquer tipo de situação a prevenção é mais indicada e com certeza vai fazer com que esses jovens evitem um caminho que iria prejudicar a vida delas e seus familiares. A Polícia Militar está pronta para ajudar nesse aspecto”, destacou o comandante do 13º BPM, Paulo Secchi.