Integrantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde participaram da entrega de um cheque simbólico para o Hospital São Lucas. O recurso, de cerca de R$ 140 mil, é proveniente do Agro Show Solidário que foi realizado no mês de março.
Ao falar da doação, o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, elogiou a iniciativa da entidade. Ele assinalou que esse procedimento tem uma simbologia forte, que trata da solidariedade e união das pessoas em prol de um benefício coletivo.
“A gente vê que as pessoas que vieram aqui vieram pelo gesto, pelo coração, pela vontade. Não é o ‘tamanho’ do cheque, não é o que vai resolver o problema. O que vai resolver é o tamanho do coração, da vontade de fazer, de empreender, de realizar, de participar. Se cada um participa um pouquinho, o fardo fica mais leve para a sociedade”, destacou Franz.
Revitalização
O recurso chega num momento que o Hospital São Lucas passa por um processo de revitalização. Com recursos captados junto à comunidade estão sendo reformados setores do hospital, além de implantação de uma ala infantil. Agora a meta é implantar a ala Hemodinâmica, que vai tratar pacientes com problemas coronários.
“A demanda é maior que a oferta de serviços. Nós temos o poder público, que é nosso grande parceiro, mas ele não consegue fazer isso sozinho. E a gente tem procurado, dentro das limitações nossas também, dar o mínimo de dignidade que a população espera e precisa”, pontua.
O recurso repassado ontem será utilizado para compra de equipamentos que serão definidos pela área técnica do Hospital São Lucas.
Diversão e solidariedade
O presidente da AEA, Paulo Henrique Nuernberg, disse que a proposta do Agro Show Solidário era proporcionar diversão e, com o recurso arrecadado no evento, destinar a entidades filantrópicas.
Paulo lembrou que o evento realizado em março foi o segundo da entidade. O primeiro, realizado em tempo recorde, cerca de 20 dias para organização, teve resultado positivo. “Conseguimos passar um recurso, que é a proposta do agro show solidário. E a primeira já foi com excelência, a segunda tinha que ser melhor ainda, então foi o que a gente tentou entregar. Nós temos um show nacional e sempre vai ser essa proposta, aonde que 50% do lucro dessa festa a gente vai destinar para uma instituição”, explicou.
Na primeira edição, o recurso atendeu duas instituições e um menino em tratamento médico.
AEA
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde existe de 2011. Mas, por conta da mudança de ex-diretores, a entidade acabou ficando de certa forma desativada. Agora, os profissionais voltaram a se reunir com busca de fortalecer a associação.
Ao todo são 167 associados. “São pessoas que realmente decidiram morar em Lucas do Rio Verde. A gente pretende ajudar a comunidade, que é onde a gente escolheu para ter os filhos e fazer uma cidade maravilhosa, ajudar uma cidade maravilhosa que a gente pode andar no dia a dia. A gente vê isso aí. Então esse é o propósito, realmente, ser solidário e ajudar o próximo”, enfatiza Nuernberg.
A entidade está pleiteando um terreno junto à prefeitura para construção de sua sede própria. A partir dessa conquista, a ideia é continuar a contribuir com ações que ajudem a fortalecer o segmento e a desenvolver Lucas do Rio Verde.
“A ideia é realmente a gente ajudar. Nesse primeiro momento é a questão da agricultura familiar, que é um ponto que a Secretaria da Agricultura está precisando e nós, como associação, pode ser mais uma forma de retribuir à sociedade”, conclui.