Em Lucas do Rio Verde, Campanha de Doação de Sangue acontece mais cedo em dezembro

A coleta é realizada uma vez por mês, no último sábado, mas para dezembro a data foi antecipada pelo Hemocentro

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

em lucas do rio verde campanha de doacao de sangue acontece mais cedo em dezembro
Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso e o Grupo Corrente pela Vida, informa que no mês de dezembro a campanha de doação de sangue será antecipada para o dia 11, por causa das celebrações de fim de ano – que incluem Natal e Réveillon.

A coleta costuma ser feita uma vez por mês, geralmente no último sábado. Será a décima segunda ação realizada em 2021.

A campanha será realizada das 7h às 11h e das 13h às 17h, no PSF X, localizado na rua Mangabeira, bairro Cerrado. Os interessados em doar sangue devem agendar horário, a partir do dia 9 de dezembro, pelo número de WhatsApp que será disponibilizado em breve. Ao todo, serão oito doadores por hora.

O agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha.

O uso de máscaras é obrigatório e a equipe de profissionais da Saúde solicita ainda que os doadores não levem acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais) e pesar no mínimo 50 quilos. No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos.

Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas; for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tenha fumado nas duas horas anteriores; tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou amamentando.

Pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue. E quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.

“O que nos une é a solidariedade!”

O Grupo Corrente pela Vida é composto pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.