O processo de municipalização da Escola Estadual Luís Carlos Ceconello será tema de um encontro hoje à noite em Lucas do Rio Verde. A consulta pública, que será realizada a pedido da Câmara de Vereadores, acontecerá a partir de 19 horas, na sede da escola, no bairro Cerrado.
A municipalização preocupa a comunidade escolar. Vários profissionais que atuam na instituição procuraram vereadores, pedindo apoio para tentar fazer Estado e município voltarem atrás.
O vereador Marcos Paulista (PTB) declarou que a municipalização da escola vai apenas transferir responsabilidades do Estado para o município. “Já não cumpre nem com a obrigação que já tem”, reclamou.
Paulista diz que o recurso destinado pelo Fundeb para atender os cerca de mil alunos da Escola Ceconello é insuficiente. “O município vai ter que complementar. Aí imagina, são quase 50% que tem que ser complementado”, contabilizou, afirmando não entender que benefícios o processo de municipalização traz ao município.
Em relação ao processo, Paulista reclama que falta diálogo com a sociedade, tanto pelo Estado, quanto pelo município. “Estão vindo só comunicar a decisão para os professores e alunos”, pontuou o vereador, assinalando que o sentimento de pertencimento está sendo deixado de lado.
Apesar de ser uma decisão já encaminhada, Marcos Paulista acredita ser possível reverter. “É só o prefeito (Miguel Vaz) dizer não. Só isso”, conclui.