Ontem quinta-feira (15), foi encerrado o prazo para o registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral para as eleições municipais de 2024. Em todo o Brasil, foram registrados 15.410 candidatos a prefeito e 423.750 candidatos a vereador. Em Mato Grosso, segundo dados da Justiça Eleitoral, 365 candidatos oficializaram suas candidaturas ao cargo de prefeito, enquanto 10.100 pessoas estão na disputa por cadeiras nas câmaras municipais.
Em Lucas do Rio Verde, dois candidatos oficializaram suas candidaturas à prefeitura. EDUARDO CRISTIANO OSSUCHI, de 46 anos, encabeça a coligação “LUCAS PELA DIREITA”, composta pelos partidos Solidariedade e PL. O limite legal de gastos para sua campanha no primeiro turno é de R$ 3.489.577,50.
Por outro lado, o atual prefeito MIGUEL VAZ RIBEIRO, de 61 anos, busca a reeleição com a coligação “UNIDOS PARA O BEM COMUM”, formada pelos partidos Republicanos, PRD, MDB, União, Federação PSDB-Cidadania (PSDB/Cidadania), PMB e Novo. O limite legal de gastos para sua campanha no primeiro turno também é de R$ 3.489.577,50.
Além dos candidatos à prefeitura, 96 nomes foram registrados para disputar as cadeiras do legislativo municipal. Com a conclusão do prazo de registro, a Justiça Eleitoral dará início à análise das candidaturas. Os pedidos de registro serão publicados em edital, permitindo que, em até cinco dias após a publicação, qualquer cidadão possa impugnar as candidaturas caso identifique inelegibilidades.
Os cartórios eleitorais são responsáveis pela análise das condições de elegibilidade e possíveis inelegibilidades dos candidatos, podendo abrir diligências para completar a documentação ou esclarecer pendências. Após essa análise, o Ministério Público Eleitoral emitirá um parecer, e o juiz eleitoral proferirá a sentença. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) das decisões tomadas pelos juízes eleitorais. Todos os pedidos de registro de candidaturas oriundos de convenções devem ser julgados até o dia 16 de setembro.
As eleições municipais de 2024 ocorrerão em dois turnos: o primeiro no dia 6 de outubro e, onde for necessário, o segundo turno será realizado no dia 27 do mesmo mês. Em Lucas do Rio Verde, a expectativa agora se volta para o desenrolar das campanhas, que prometem ser acirradas, com os eleitores decidindo o futuro político do município nas urnas.