As convenções partidárias que definirão os candidatos nas eleições municipais de outubro deste ano em Lucas do Rio Verde estão prestes a começar, trazendo à tona as expectativas e articulações políticas da região. Os encontros mais aguardados acontecerão nesta sexta-feira (02) e na próxima segunda-feira (05).
Na próxima sexta-feira, a Câmara de Vereadores será o centro das atenções, recebendo uma série de partidos que realizarão suas convenções. Entre eles, destaca-se o Republicanos, partido do atual prefeito Miguel Vaz, que busca a reeleição. O prefeito conta com o apoio de uma coligação que deverá incluir vários partidos, como o PSDB, Cidadania, PRD e PDT.
Além disso, o MDB, que anteriormente cogitou lançar a candidatura do empresário Albano Denicoló, deverá integrar a aliança em apoio à reeleição de Miguel Vaz. Apesar de Denicoló não ter respondido às mensagens do CenárioMT, membros do partido indicam que essa é a direção provável.
Na segunda-feira, o PSD, liderado pelo ex-prefeito Luiz Binotti, realizará sua convenção no Haras MB, localizado na zona rural do município. Embora Binotti tenha evitado confirmar sua candidatura para retornar à administração municipal, especula-se que ele será oficializado como candidato ao pleito. Detalhes sobre convenções de partidos aliados, como o Podemos, liderado pelo advogado Heitor Marquezi, ainda são escassos, mas o partido é conhecido por sua estreita ligação com Binotti.
Outro partido que já definiu a data de sua convenção é o Democracia Cristã, que se reunirá na segunda-feira (05), entre 17h e 21h, na Rua Rondinha, no centro de Lucas do Rio Verde. Sob a presidência de Carlos Humberto, o partido ainda não finalizou suas estratégias, mas há a possibilidade de lançar o empresário Claudio Senna como candidato à prefeitura.
Além disso, o PT e o PL também estão se movimentando para lançar candidatos tanto à prefeitura quanto à câmara municipal. O PT, que faz parte da Federação Brasil da Esperança, possui três pré-candidatos aprovados para concorrer ao Paço Municipal. A convenção que definirá os candidatos acontecerá na segunda-feira (05), no bairro Jardim Amazônia, a partir de 19h.
Já o PL, que considera o nome de Cristiano Ossuci como uma possível candidatura, não respondeu às solicitações do CenárioMT sobre a data de seu encontro partidário.
Além das candidaturas a prefeito, a definição dos candidatos a vice-prefeito também é motivo de interesse. Até o momento, o PT é o único partido que já possui uma pré-definição, planejando uma dobradinha entre seus três pré-candidatos à chapa majoritária.
Com as convenções partidárias iniciando, o cenário político de Lucas do Rio Verde começa a tomar forma, preparando o terreno para as disputas eleitorais que definirão o futuro político do município. Os próximos dias prometem ser decisivos para a formação das chapas e alianças que estarão nas urnas em outubro.