Para auxiliar na integração de alunos com necessidades especiais em sala de aula junto ao professor e participar das atividades pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares de Lucas do Rio Verde, a Secretaria Municipal de Educação capacitou quase 100 técnicos-administrativos em educação e estagiários para atuarem no município.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que a primeira etapa de formação foi finalizada neste mês de julho. “Com muita alegria, esse ano, a Gestão Municipal do prefeito Miguel Vaz, na área da educação, está tendo várias ações para qualificar o atendimento aos alunos com deficiência nas unidades escolares”, frisou.
Com a capacitação, os profissionais puderam ampliar os conhecimentos e realizar trocas de experiência em vários encontros organizados pela assessoria pedagógica do Município desde fevereiro.
Gildo Siqueira, técnico-administrativo em educação, elogiou o treinamento. “Abriu a nossa mente para aprender coisas novas. Aprendemos a trabalhar dinâmicas para crianças com deficiências físicas e mentais, por exemplo, o transtorno do espectro autista (TEA). Eu fico feliz, pois aprendemos que o conceito de se ter um filho especial não significa problema, apenas uma condição”, discursou.
Maria Auxiliadora dos Santos Rosa é monitora da Escola São Cristóvão e define a capacitação como um momento especial. “O trabalho de monitoria vale muito a pena. Muito aprendizado para auxiliarmos alunos que precisam de alguns cuidados especiais, mecanismos necessários para compreendermos o mundo deles. Espero contribuir na eliminação das barreiras que impedem esses alunos na inserção na vida escolar”, explica.