A Secretaria de Municipal de Segurança Trânsito recebeu no fim da manhã desta segunda-feira (23) a visita do chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leonardo Ramos. Em pauta assuntos que visam melhorar a comunicação entre o Município, a sociedade e a instituição.
O agente veio apresentar sistemas da PRF, que por meio de cooperação técnica, poderão ser integrados ao município. O sistema visa facilitar a comunicação e acesso aos serviços.
Com o sistema de Declaração de Acidentes de Trânsito, os boletins de ocorrência sem vítimas, que não envolvam carros oficiais e interdição de pista, poderão ser feitos de maneira on-line pelo próprio solicitante.
Ramos afirma ainda que a partir da cooperação, o Município terá acesso às informações de ocorrências da PRF, sendo possível consulta completa de veículos e pessoas. Antes de entrar em operação, a própria PRF deve oferecer treinamentos e suporte aos municípios que aderirem ao sistema.
“Essas parcerias que estão vindo, por meio desses dispositivos, com certeza vem nos ajudar. Com isso a gente vai coibir a violência no trânsito, que é o mais importante”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, em apoio ao projeto apresentado.
Durante a reunião, Paulo Nunes apresentou a avaliação da pasta quanto às intervenções no trecho de travessia da BR-163, com as avenidas Vitória Régia e Goiás. A ação de desafogamento do trânsito está sendo desempenhada pela Guarda Municipal e Polícia Militar, com apoio da PRF.
Segundo Leonardo Ramos, antes de iniciar a intervenção, ficou acordado que a GM pode atuar no balizamento, apoio ao tráfego de veículo, exceto as questões administrativas. O agente elogiou a iniciativa do município. “Essa ação tem como objetivo proteger a vida do cidadão e isso está previsto na Constituição e no Código de Trânsito Brasileiro. A presença desses profissionais nesses cruzamentos para controlar o fluxo de veículos é importante para evitar acidentes”.
Acompanhando a ação desde o início, Paulo Nunes diz que a população recebeu muito bem essa iniciativa. “O mais importante para nós é a vida das pessoas. Estamos recebendo um retorno muito positivo dos moradores, comerciantes, que precisam passar por ali”, destacou.