Duplicação da BR-163 será tema de audiência pública na próxima sexta-feira (16)

Promovido pela OAB, o evento terá participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

duplicacao da br 163 sera tema de audiencia publica na proxima sexta feira 16
OAB

Parte do escoamento da produção de Mato Grosso passa pelas estradas brasileiras. Aqui no estado de Mato Grosso, uma das principais rotas é a BR-163, que atualmente está sob concessão do setor privado. Com o objetivo de achar uma alternativa para a duplicação da rodovia, problema que se arrasta ao longo dos últimos anos, uma audiência pública será realizada na próxima sexta-feira (16) e a população poderá acompanhar de maneira on-line.

Realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, o evento acontecerá de maneira simultânea em Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Nova Mutum, Sorriso e Sinop.

A audiência pública terá a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e do advogado-geral da União, André Mendonça.

Com presença confirmada, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância de se discutir o tema. “O nosso objetivo é acelerar o processo, no tempo mais curto possível para a retomada das obras na BR, atendendo demandas dos municípios”.

A OAB preparou uma cartilha, disponível no site da instituição, orientando a população geral sobre como participar. Para acessar, clique aqui.

O evento terá início às 14h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da OAB-MT.

Reuniões constantes
Há um mês, no dia 9 de junho, a duplicação da BR-163 foi tema de uma reunião em Sinop, com integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Cidesa). Na ocasião, foi apresentado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para conclusão das obras.

Durante o encontro, o representante da Rota do Oeste apresentou o cronograma do processo de cura, que consiste na saída da concessionária que administra a BR-163 e traz uma nova empresa e investidores para a concessão, tudo por meio do TAC.

O termo prevê ainda a retomada das obras, a partir de 2022, de tudo que está atrasado com relação ao contrato firmado pela Rota do Oeste no começo da concessão. Segundo o acordo inicial, até 2019, a empresa deveria ter concluído a duplicação em 336 km da rodovia federal.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.