Doação de Sangue: saiba quais são as principais causas para inaptidão à doação

Na última campanha, em Lucas do Rio Verde, 32 pessoas não puderam seguir com a doação naquele dia; entenda o porquê

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

doacao de sangue saiba quais sao as principais causas para inaptidao a doacao
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Você tem vontade de doar sangue, se informa sobre o dia da campanha, faz o agendamento e na hora da testagem sanguínea é considerado inapto para realizar a doação de sangue. Se esse cenário já aconteceu com você, fique tranquilo, é mais comum do que parece.

Em Lucas do Rio Verde, na campanha de doação de sangue realizada no último sábado (26), 88 pessoas passaram pela fase inicial de inscrição, no entanto, desses, apenas 56 puderam seguir para a coleta de sangue. Os motivos, na maior parte dos casos, podem ser evitados se houver uma preparação ou atenção simples à detalhes que podem causar a restrição.
Rosângela Ferreira da Silva, enfermeira representante do Hemocentro de Sorriso/MT, explica como funciona o processo da análise do sangue que antecede a doação.

“Na triagem, cada pessoa faz um exame, um furinho no dedo, e com essa amostra é feita uma análise prévia da quantidade de hemoglobina no sangue. No resultado, que sai na hora, o exame tem que apresentar 13,5 ou mais. Abaixo disso é considerado (início de) anemia, no entanto nem sempre há necessidade de preocupação exagerada ou tratamento medicamentoso. A menos, é claro, que o número esteja muito inferior ao indicado”, explica Rosângela.

Alimentação, sono irregular e alto nível de estresse são alguns fatores simples que interferem diretamente no bom condicionamento do sangue no dia da doação.

“O paciente deve enriquecer a alimentação com comidas que contêm ferro, como feijão, couve, beterraba, brócolis, couve, bife de fígado, carnes vermelhas em geral. Também deve manter uma boa noite de sono e evitar situações de muito estresse nos dias que antecedem a doação, já que instigam o aumento do cortisol, hormônio que influencia diretamente na imunidade e no sangue. Até mesmo o fluxo menstrual intenso pode desregular os níveis de hemoglobina”, afirma a enfermeira.

Vale ressaltar que só podem passar pela triagem inicial pessoas que estejam pesando mais de 50kg e que tenham entre 16 e 60 anos; de 61 a 69 anos pode fazer a doação somente quem já for doador regular de sangue. Também é preciso apresentar documento oficial com foto, e menores de 18 anos só podem doar com a presença e consentimento formal dos responsáveis.

POR QUE ESPERAR?
Algumas doenças graves são transmitidas pelo sangue, como as hepatites B e C e a AIDS e todas essas precisam de um tempo para serem detectadas em exames.

“Esse período é chamado de janela imunológica e, durante essa fase, a pessoa portadora de algum desses vírus pode apresentar exames negativos e, mesmo assim, transmitir a doença. Então, quando temos algum exame na triagem com qualquer tipo de alteração, uma nova amostra um pouco maior de sangue é feita e encaminhada para o laboratório. Aí então a pessoa fica impossibilitada de doar sangue até que aguarde os resultados e o devido tempo dependendo de cada situação”, explica a enfermeira do Hemocentro.

DOAR SANGUE SALVA VIDAS
Uma pessoa que doa sangue pode salvar até quatro vidas. Todos os componentes do sangue são importantíssimos e passam por um processo de transfusão em pacientes em tratamento oncológico, que precisam de transplante de medula óssea, que sofreram acidentes e perderam muito sangue, entre outros. Ou seja, pacientes que já estão em situação de risco e imunidade baixa.

O cuidado então é que não passem bolsas contaminadas, que podem agravar a situação daqueles que recebem o sangue ao invés de ajudar.

RESTRIÇÕES TEMPORÁRIAS
* Ter tido gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
* Casos de Covid-19: a pessoa deve aguardar 40 dias após o encerramento do isolamento.
* Vacinação: o impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. Por exemplo, vacina da gripe aplicada pelo SUS, a pessoa deve aguardar sete dias, se foi aplicada em rede particular, 14 dias; Vacina contra a Covid-19: Coronavac – 48h e todas as outras marcas, sete dias.
* Período gestacional.
* Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana.
* Amamentação: até 12 meses após o parto.
* Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
* Pessoas que fizeram tatuagem recentemente: tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação). Tatuagens muito grandes, devem aguardam um ano.
* Transfusão de sangue: deve aguardar um ano.
* Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
* Procedimentos médicos ou dentários: tempo de espera depende do procedimento. São exemplos: Limpeza dental: sete dias; Exame de endoscopia e colonoscopia, tomografia e ressonância magnética com uso de medicamento contraste: seis meses; Extração dentária: 72 horas; Apendicite, hérnia, varizes: três meses.

RESTRIÇÕES DEFINITIVAS
* Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade.
* Evidência clínica ou laboratorial das infeções transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
* Uso de drogas ilícitas injetáveis.
* Malária.

CAMPANHAS DE DOAÇÃO
As bolsas de sangue possuem validade, que dura no máximo 40 dias, por isso a necessidade de doações constantes. Em Lucas do Rio Verde, mensalmente são realizadas campanhas de coleta de sangue, a fim de manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Até o momento, nos seis primeiros meses do ano, o Município coletou 320 bolsas de sangue. Todo esse material é destinado ao Hemocentro de Sorriso, responsável por abastecer o Hospital São Lucas e outros hospitais da nossa região.

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e empresas parceiras. A próxima campanha de doação de sangue está marcada para o dia 31/07/2021 e os interessados devem ficar atentos às redes sociais da Prefeitura para saber sobre a disponibilidade de vagas para o agendamento.

Durante a pandemia, as vagas são limitadas para evitar aglomeração na unidade de saúde, respeitando todas as medidas de biossegurança. São poucos doadores por hora e é muito importante que as pessoas agendadas não faltem no dia da doação.

Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Fique de olhos nas campanhas mensais, se prepare de forma adequada e doe sangue regularmente.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.