Sempre prezando pela qualidade de vida da população luverdense e garantindo o acesso gratuito à saúde, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 730 mil procedimentos individuais e coletivos nos PSFs em 2022.
De acordo com a pasta, os procedimentos individuais são testes rápidos, curativos, administração de medicação, aferição de pressão e glicemia, etc. Já os procedimentos coletivos incluem grupos de tabagismo, de caminhada e alongamento, atividades educativas em saúde, atividades de saúde na escola, além dos grupos terapêuticos realizados pelas equipes.
A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, comemora o número expressivo. “Esse significativo número representa um trabalho de toda a equipe da Saúde, que não mede esforços para oferecer saúde de qualidade aos usuários do sistema público. Volto a dizer que saúde é prioridade em nosso governo e o objetivo é sempre garantir um atendimento de excelência em todas as nossas unidades”, frisou.
Outro número relevante é a quantidade de consultas realizadas também nas unidades de saúde, que chegou a marca de 230.483. Os atendimentos são com médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, ortopedista e traumatologista, pediatra, psicólogo clínico, entre outros.
Nos PSFs também há salas de vacina, que realizaram a aplicação de 135.383 doses no ano de 2022, entre Covid-19 e rotina. Além disso, todos as unidades básicas contam com atendimento odontológico, sendo realizados cerca de 100 mil procedimentos e mais de 30 mil consultas.
Os atendimentos foram realizados nos 16 PSFs urbanos e dois nas áreas rurais, que se referem a serviços oferecidos pela Atenção Básica.
A supervisora da Atenção Primária de Saúde, Glaucia Accordi, explica que o PSF é a “porta de entrada” dos usuários no sistema de saúde, sendo responsável por coordenar e ordenar a rede de atenção em saúde. “Por meios dos PSFs orientamos os moradores sobre a prevenção de doenças, solucionamos os possíveis agravos e direcionamos os mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade”, pontuou.
Nas unidades de Atenção Básica de Lucas do Rio Verde, o morador pode ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal, cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, curativos, inalação e aplicação das vacinas.
Para 2023 alguns dos principais objetivos da Secretaria de Saúde são a redução das internações pelas causas sensíveis da Atenção Primária de Saúde, a instalação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para atendimento de pacientes com HIV e Hepatites Virais, bem como o fortalecimento da rede de assistência em saúde mental.
Para acessar os serviços de saúde basta ir até o PSF mais próximo e levar documentos pessoais.