Em continuação às atividades do Projeto de Intervenção in Loco (PIL), a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde deu início, nesta quinta-feira (17), às oficinas do terceiro módulo, que tem como tema Diabetes Mellitus. As capacitações contarão com atividades e abordagens sobre Manejo Clínico de Diabetes Mellitus, que serão realizadas no auditório do Paço Municipal, nos dias 22, 23, 24 e 29 de novembro, das 13h às 17h.
Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs. Durante as oficinas serão abordados temas como classificação de risco do paciente com hipoglicemia e/ou hiperglicemia; classificação do tipo de diabetes; classificação de risco cardiovascular, renal e oftalmológico; instruções para o manejo da hipoglicemia pelo paciente, família e serviço de Saúde, entre outros.
O objetivo é fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária. As ações do Projeto de Intervenção in Loco foram desenvolvidas durante todo o ano, em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal, sendo este o último módulo do projeto.
A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.
O 3º simpósio do projeto, com tema Manejo Clínico da Diabetes Mellitus da Atenção Primária de Saúde (APS) de Lucas do Rio Verde, será realizado no sábado (26), com início às 7h, no auditório do Paço Municipal.