Tutores de cães e gatos que residem em Lucas do Rio Verde estão sendo orientados a levarem os pets para vacinar contra a raiva animal no próximo sábado (17). Nesta data acontecerá o Dia D da campanha de vacinação antirrábica animal. Todos os postos de saúde funcionarão das 7 às 17 horas.
A meta do município é vacinar, durante a campanha, 14.761 animais, sendo pouco mais de 12 mil cães e 1,9 mil gatos. “Esperamos atingir durante a campanha, que encerra em 30 de setembro. No Dia D a gente espera em torno de 11 a 12 mil animais. É um dia muito importante, quando vacina a maior quantidade”, explicou Claudia Engelmann, supervisora da Vigilância em Saúde do município.
Após o Dia D, equipes de vacinação se deslocarão para a zona rural.
Recomendações
A campanha de vacinação contra raiva animal ganhou importância a partir do registro de um caso de raiva em um morcego.
O médico veterinário Cleber Fernando, da Vigilância Sanitária, explica que o vírus é altamente letal. “Como tivemos o caso de um morcego com o vírus significa que temos o vírus circulando na cidade. Uns três anos atrás tivemos um bovino com resultado positivo”, disse.
Cleber cita ainda que recentemente o país registrou caso de raiva animal em humanos. Uma criança, residente em Minas Gerais, acabou falecendo após contrair raiva animal.
“Então um dos meios preventivos é a gente imunizar os nossos animais que estão a nossa volta pra não deixar o vírus chegar aos seres humanos”, alertou.
Animais com idade a partir de três meses devem ser vacinados contra a raiva.