Considerada uma das regiões mais tradicionais da cidade, o bairro Rio Verde será beneficiado com um novo prédio para a Escola Municipal Érico Veríssimo, além de uma completa revitalização e ampliação dos espaços esportivos e de lazer que compõem a praça. Os projetos foram apresentados aos moradores na noite desta quinta-feira (03), com a participação do prefeito Miguel Vaz.
Apresentada pela secretária de Educação, Elaine Lovatel, a nova escola será construída onde atualmente está o campo de futebol, em frente à Creche Irmãs Carmelitas. O prédio terá dois pisos e a estrutura se diferencia das demais unidades da rede municipal de Educação.
“Esse é um compromisso nosso com a escola e com os moradores do bairro. Em março do ano passado, nos reunimos com a comunidade e firmamos o compromisso de entregar a nova escola em 2023. Fiquei muito feliz em ver a alegria dos servidores da escola e de todos os moradores. É mais um compromisso que está saindo do papel”, destacou o prefeito.
A escola terá área total de 5.449,64 m², com 19 salas de aula, laboratório, sala maker, biblioteca, sala de apoio, sala de reforço, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de dança, sala de música, escovário, parte administrativa com 7 salas, ginásio com vestiários, cozinha e refeitório.
“Todos os corredores são amplos e fechados, evitando assim problemas com a chuva. Toda a escola foi planejada para ter muita ventilação, para ser um lugar bem arejado, com áreas verdes e de iluminação natural, evitando assim que a luz fique sempre ligada”, destacou a arquiteta Thais Priester, responsável pelo projeto arquitetônico da escola.
Assim que entregue, a unidade terá condições de atender até 400 alunos, cerca de 100 a mais do que o número atual, que é de 300 alunos.
“Eu recebo com muita emoção e alegria essa notícia. Sou professora desde 2015 nessa escola e sei que esse era um sonho da comunidade que merece um projeto como esse”, disse a diretora Vânia Oliveira.
Conforme Elaine Lovatel, “essa é uma escola pensada com muito carinho, pensado em cada servidor que vai fazer parte desse espaço e também nas crianças que serão atendidas do 1º ao 5º ano. Esse projeto é inovador, de arquitetura diferenciada, que vai levar conforto e também qualidade aos serviços prestados”.
As aulas seguem normalmente na atual estrutura até que a nova esteja pronta. “A migração desses alunos deve acontecer em 2023, que é quando a gente acredita que a escola estará pronta”, disse a secretária de Educação.
Apresentado para a comunidade, a partir de agora o projeto segue para licitação.
Veja também: Prefeitura anuncia revitalização e ampliação dos espaços esportivos do bairro Rio Verde