A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Lucas do Rio Verde deflagrou, nesta quarta-feira (26), uma operação para cumprir oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra um empresário do município e outras sete pessoas investigadas por integrar uma organização criminosa especializada no furto de energia elétrica. A ação mira crimes reiterados cometidos contra a concessionária de energia Energiza, que teria acumulado prejuízos significativos.
De acordo com a delegada Paula Moreira, o empresário passou a ser investigado após sucessivas práticas de fraude no consumo de energia em empresas de sua propriedade. Ele já havia sido preso em flagrante e, mesmo após perícias confirmarem as irregularidades, continuou cometendo o crime.
A investigação conduzida pela DERF identificou que o esquema contava com a participação de outras pessoas, incluindo um engenheiro e um ex-funcionário da concessionária de serviço público, que atualmente trabalha em uma empresa terceirizada responsável por serviços relacionados ao fornecimento de energia. Segundo a delegada, o grupo atuava de maneira articulada para burlar o sistema e reduzir artificialmente o consumo registrado.
Além disso, a polícia descobriu um esquema de fraude processual, no qual o empresário teria tentado destruir documentos e outras provas que o incriminavam. Com os elementos reunidos, a operação foi deflagrada para interromper o ciclo de crimes e aprofundar as apurações.
Dos três mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, dois foram cumpridos. Todos os mandados de busca foram executados em residências e empresas ligadas ao investigado.
A DERF segue com as investigações para esclarecer totalmente a participação dos envolvidos e identificar possíveis ramificações do esquema criminoso.
Ver essa foto no Instagram






















