Na semana passada, os dentistas da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram de um curso com o tema: Biópsia na Cavidade Oral. A ação foi realizada no Espaço Saúde e estiveram presentes 19 profissionais dentistas.
A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal para a área de biópsias orais. De acordo com a Secretaria de Saúde, esse procedimento é necessário na identificação de lesões orais, e com essa análise, permite determinar a natureza da lesão, sua extensão e gravidade.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“Muitas dessas lesões podem ser identificadas no atendimento do paciente dentro da Unidade Básica de Saúde e por isso vemos a necessidade de qualificar os nossos profissionais”, explica o supervisor da Saúde Bucal, o dentista André Cantero de Castro.
Alguns dos tópicos tratados durante o curso foram: Indicações e contraindicações de biópsia; Biópsia incisional e excisional; Erros em biópsias; Princípios de biópsias orais; Diagnóstico clínico e cirúrgico; Complicações em Biópsias e Hemorragias: como controlar?
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
A qualificação foi ministrada pelas profissionais cirurgiãs bucomaxilo, Drª Girliane Maia e Rhaina Afonso e o dentista Ruy Accacio.