Danças: Documentário busca fortalecer culturas do norte/nordeste em Lucas do Rio Verde

Lançamento ocorreu no sábado (30) por meio das redes sociais

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2021 11 01 at 08.38.22
Material produzido busca fortalecer a cultura das regiões norte e nordeste de pessoas que vieram residir em Lucas do Rio Verde. (Foto: Divulgação)

Fortalecer as raízes culturais de moradores das regiões norte e nordeste do Brasil que moram em Lucas do Rio Verde. Este foi o objetivo do documentário produzido pelo produtor audiovisual Weidson Cardoso. No sábado (30), aconteceu o lançamento de Danças Folclóricas da Amazônia produzido com participações de artistas do grupo Mistura Pai D’Égua, de Lucas do Rio Verde.

O documentário, que foi produzido e filmado durante o mês de outubro, foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo a cultura. A lei beneficiou outros projetos culturais produzidos no município.

As filmagens aconteceram no bairro Tessele Junior, onde reside a maioria dos artistas envolvidos, e no Lago Ernani Machado. Em pouco mais de 35 minutos foram compilados depoimentos e danças típicas da região amazônica.

WhatsApp Image 2021 11 01 at 08.24.24
Depoimento de um dos artistas envolvidos no documentário. (Foto: Divulgação)

Responsável pela produção, Weidson Cardoso disse ter ficado bastante satisfeito com o resultado. “Por ser o nosso primeiro projeto através da Lei Aldir Blanc como empresa. Além de conseguir fazer um bom trabalho com o pouco prazo que tínhamos”, pontuou.

Clima

As captações de imagens das danças típicas aconteceram em datas onde foi possível reunir os integrantes do grupo cultural. Além disso, a partir do mês de outubro, chuvas são mais frequentes na região. Isso trouxe um desafio à mais para a produção.

“Em quase todas as oportunidades de gravações das músicas tivemos apenas uma única chance de gravação, sem nenhuma repetição por causa das condições climáticas”, reforçou.

Durante a produção, os artistas envolvidos falaram sobre o significado da dança e das manifestações de suas regiões de origem. Algumas lendas foram lembradas por uma das integrantes. Esse detalhe foi lembrado pelo produtor do documentário

“O mais incrível de tudo foi sentir a energia das mudanças climáticas durante as gravações. A ventania forte nos fez sentir como se uma força divina ou sobrenatural estivesse se manifestando e contribuindo com o nosso trabalho, fortalecendo ainda mais o resultado folclórico de lendas que estávamos buscando”, assinalou.

O documentário Danças Folclóricas Amazônicas, que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e do Ministério do Turismo, pode ser acessado na página de Weidson Cardoso Filmes.

“Viva a Cultura do norte, vivam as tradições indígenas, vivam os seus mitos, seus costumes e sua visão de mundo. Viva a Cultura luverdense. Você que mora nesta terra, faz parte de uma grandiosa Cultura. Seja bem vindo, seja bem vinda!”

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.