O Ministério da Educação reconheceu com nota máxima a avaliação do curso de Bacharelado em Biotecnologia do IFMT de Lucas do Rio Verde. A nota 5 é a maior que um curso pode receber. A avaliação tem como objetivo medir a qualidade do ensino ofertado.
O curso de Biotecnologia foi implantado em 2017. Ele é o resultado de pesquisas feitas pela coordenação do Instituto Federal de Mato Grosso desde a sua instalação no município, dois anos antes. Na época, foi observada a necessidade de mão de obra qualificada para atuar no segmento de pesquisa e laboratório.
“Havia um déficit, uma carência de profissionais que atuassem nessa área de laboratório, de controle de qualidade, no campo, na parte melhoramento genético, desenvolvimento de defensivos, de biofertilizantes, na parte da biotecnologia aplicada à saúde. Então, já havia naquele momento uma carência muito grande por este tipo de profissional especialmente com tivesse uma graduação, curso superior”, explicou o coordenador do curso do IFMT em Lucas do Rio Verde, professor Reginaldo Ribeiro.
Biotecnologia
O curso tem 4 anos de duração, cujas aulas acontecem no período noturno. O curso é todo presencial e este é um diferencial em Lucas do Rio Verde, pois busca pesquisas situações especificas da região, procurando ajudar o desenvolvimento de pessoas e instituições presentes no município.
Conforme o coordenador do curso do IFMT, o curso oferece alta taxa de empregabilidade. Um acompanhamento feito junto aos alunos que cursam biotecnologia aponta que 80% deles já estão atuando na área. Entre os egressos, aqueles que se formaram em biotecnologia, o índice fica próximo de 100% de empregabilidade. “São pouquíssimos cursos que têm esse alcance”, pontua, lembrando que entre os formandos e formados existem aqueles que criaram empresas ou projetos neste segmento.
Atualmente são cerca de 100 alunos matriculados no curso, estando com três turmas formadas. Alguns acadêmicos decidiram seguir buscando conhecimento, fazendo mestrado em outras instituições de ensino do país.
“Fico muito feliz e honrado pela oportunidade de contribuir com a criação (2017) e implantação do nosso querido curso de biotecnologia. Parabéns a todos pelo resultado mais do que merecido. Esse é o reconhecimento de um trabalho primoroso, feito por muitas mãos, onde nossos estudantes são a razão de todo esse lindo trabalho”, ressaltou Ribeiro. “Agora fazemos parte de um grupo seleto de pouquíssimos cursos de biotecnologia com nota 5 no Brasil”, concluiu.